Gavião zera pelo terceiro ano consecutivo mortalidade infantil

Oficina de Gestante, contratação de pediatras, visitas do PSF garantem o resultado

14/09/2011 - 02h38

A Secretaria de Saúde está comemorando pelo terceiro ano consecutivo o índice zero em mortalidade infantil no município. Os dados foram divulgados através da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em 2010 a cidade registrou 62 nascimentos.  Com investimentos, cursos, contratação de pediatras, visitas domiciliares da Vigilância Epidemiológica e do Programa Saúde da Família (PSF) o município completa três anos sem registros de mortes de crianças com menos de um ano.  
José Roberto Borato, secretário de Saúde, revela que para a conquista do índice zero é fundamental garantir o pré-natal a todas as gestantes. “A base de tudo é envolvê-las com o pré-natal e também o puerpério, ou seja, um bom acompanhamento da saúde da mãe e criança após o nascimento, um total amparo pós-parto. Além disso, realizamos as Oficinas das Gestantes toda a semana, orientando desde a amamentação até os primeiros socorros”, afirma.   
Borato conta que o município investiu na contratação de pediatras e garante a imunização de todos os recém nascidos. “A equipe da Vigilância Epidemiológica está sempre alerta com a Carteirinha de Vacinação, realiza visitas e quando há resistência acionamos o Conselho Tutelar. Também incorporamos na matrícula escolar a obrigatoriedade da apresentação da Carteirinha de Vacinação em dia. Com o trabalho de ir até a casa da família, em parceria com os PSF, garantimos uma imunização de 100%”, revela.