Araraquara sedia 1º Fórum Estadual de Clubes Sociais Negros de São Paulo (17 e 18)

15/09/2011 - 02h02

Araraquara sedia o 1º Fórum Estadual de Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo, no sábado (17) e domingo (18), com o tema “Políticas públicas, perspectivas e desafios para o Século XXI”. O objetivo do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Araraquara, é promover um espaço para troca de experiências e formulação de políticas públicas.
No sábado (17), o Fórum acontece na sede social do Clube 22 de agosto, com início às 8 horas para inscrições. Na sequência, às 9 horas, será realizada a cerimônia de abertura do evento, com a participação do representante dos Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo, Márcio de Souza Pires, e também do deputado federal Arlindo Chinaglia.
A partir das 14 horas, ainda no Clube 22 de Agosto, será realizado o “Afro Festival”, onde serão apresentadas atividades culturais, com o objetivo de divulgar a cultura negra. Entre as apresentações destacam-se: Dança Afro, Agô de Cambinda, Hip Hop, Artesanato, Dança de Rua, Samba Rock, Afro Ragga, Maracatu, Jogo Dito Ribeiro, Umbigada e Samba de Angola.
Também no sábado à tarde, na Uniara (prédio principal, na Rua 6), haverá uma série de palestras: “Planejamento e Empreendedorismo”, com Martvs das Chagas (Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Cultural Palmares), “Cultura”, com Alexandro Reis (Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro  da  Fundação Cultural Palmares), “Reunião da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros”, com Anhamona Silva de Brito (Sec. de Políticas de Ações Afirmativas – Seppir). Para participar das palestras é necessário solicitar a ficha de inscrição pelo email:portalafricas@hotmail.com até o dia 15 de setembro.
No domingo (19), as atividades prosseguem no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, a partir das 9 horas. A palestra de Alexandro Reis (Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro  da  Fundação Cultural Palmares) está prevista para ter início às 10 horas. As atividades se encerram com a criação do documento final.
O coordenador do evento, Washington Lúcio Andrade, agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Barbieri na realização do Fórum e destacou que “a intenção é mapear e construir políticas públicas voltadas ao público negro, discutir financiamento, empreendedorismo e resgate do patrimônio histórico e imaterial”.
O evento será transmitido ao vivo via internet pelo Portal Áfricas, com acesso através do link:Africas.com.br/ .
Clubes Sociais Negros - Os Clubes Sociais Negros tiveram origem no final do século XIX, antes mesmo da abolição da escravatura. Eles surgiram como um contraponto da ordem social vigente à época, além de constituírem um local de sociabilidade e de lazer da população negra. Tinham como objetivo angariar fundos para o pagamento da liberdade dos negros escravizados, atuando de forma incisiva na luta contra a escravidão e a discriminação racial.
As Conferências Nacionais de Promoção da igualdade Racial, realizadas em 2005 e 2009, apontaram a necessidade de ações que viessem a promover e salvaguardar os espaços dos Clubes e Entidades Sociais Negras.
Em 2006, numa iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, Museu Treze de Maio de Santa Maria - RS e Prefeitura Municipal de Santa Maria, ocorreu na cidade de Santa Maria, o I Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras e em janeiro de 2010 na cidade de Sabará - MG, ocorreu o II Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras.