Evento também marcou o lançamento do Manual de Orientação para Instalação e Funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Estado de São Paulo
Fotógrafo: João Pires/LBF
15/09/2011 - 02h10
No dia 12 de setembro o Comad (Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara) esteve em São Paulo, representado pela sua Comissão Executiva, formada pelo Presidente do Conselho Prof. Marcio William Servino e pela Secretaria do conselho Eliana Aparecida David de Goés, Assistente Social da Comunidade Terapêutica Associação Amigos a Vida, também de Araraquara estiveram em um evento realizado na sala São Paulo para a abertura e apresentação da COED Coordenadoria Estadual de Politicas Sobre Drogas onde seu coordenador é o Luiz Alberto Chaves de Oliveira, conhecido como Laco.
Laco disse durante a abertura do evento que “a Coordenação de Politicas sobre Drogas vai garantir que as ações cresçam e frutifiquem em tempo oportuno no Estado mais populoso do Brasil, no qual o uso ilícito de drogas cresce vertiginosamente, atingindo grandes percentuais da população. A criação desta coordenadoria surge num momento ideal para renovarmos o compromisso com o desenvolvimento equilibrado do nosso Estado, abrindo caminhos, oferecendo subsídios e criando condições para que as ações positivas conquistem cada vez mais espaço na sociedade”.
Após a apresentação da Coordenadoria Estadual, foi apresentada pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda, o Manual de Orientação para Instalação e Funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Estado de São Paulo, que tem por iniciativa unir em um único instrumento informações essenciais para formação e o aperfeiçoamento de entidades que se ocupam em reabilitar dependentes químicos, no qual a Secretaria da Justiça e da Cidadania reconhece a importância das comunidades terapêuticas como mecanismo eficiente no tratamento de usuários de drogas.
O manual além de reunir normas e conhecimentos antes desconectados, representa também o fortalecimento de uma política pública ainda incipiente na esfera governamental, e vem enriquecer a recém publicada Resolução Anvisa/DC n° 29, de 30 de junho de 2011.
O coordenador Estadual Luiz Alberto, após o evento ao conversar com o Presidente do Comad de Araraquara, enfatizou para Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, estar a par das ações do Comad -Araraquara e pontuou o belíssimo trabalho feito pelo COMAD de Araraquara, parabenizando e ressaltando a importância, os dados obtidos e a avaliação do estudo feito pelo Comad, perante a todas as Comunidades Terapêuticas existentes na cidade, em janeiro deste ano, sendo este apresentado para toda comissão técnica estadual a qual faz parte o Governador do Estado.
O evento teve também em sua programação a apresentação do Espetáculo "Ainda" que fala sobre o problema das drogas e que o Comad, trouxe para Araraquara em junho do ano passado no teatro Municipal.
O Comad - Araraquara, junto com a COED – Coordenação Estadual de Políticas Sobre Drogas, pré definiu o lançamento do manual para Araraquara e região em breve, sendo agendada uma reunião para definição dos detalhes. Também o Comad – Araraquara foi convidado para apresentar no dia 29 de setembro em São Paulo, na sede do Comed – Conselho Estadual Antidrogas, suas ações realizadas na cidade.