OP aprova investimentos na prevenção antidrogas

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/09/2011 - 02h22

A plenária temática Cidade do Orçamento e Participação Para Todos (OP), realizada na terça-feira (13), no Teatro Wallace Rodrigues, aprovou com 74 votos o investimento de R$ 200 mil pela proposta, única, de combate e prevenção ao uso de drogas. O recurso será incluído no Orçamento para 2012.
A proposta apresentada pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara (Comad), Márcio Servino, foi discutida com secretários municipais e representantes da sociedade civil. 
“Nosso projeto é ampliar a capacitação dos profissionais envolvidos no combate ao uso de drogas e promover ações preventivas para todas as faixas etárias”, justificou Márcio.
Segundo o secretário de Governo, Luiz Zaccarelli, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, a atual administração tem se empenhado constantemente, tanto na prevenção como no acolhimento e encaminhamento dos dependentes químicos e de álcool.
“Temos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) onde são desenvolvidos cursos e palestras; o Centro de Atenção Psicossocial Especializado no Atendimento aos Dependentes de Álcool e Drogas, o Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente, além dos programas Muda Garoto, Liberdade Assistida”, afirmou Zaccarelli.
Para a gestora do Programa de Acompanhamento e Assistência e Dependentes Sociais (PAADS), Eliana Maria Branco Veiga, a prevenção e combate ao uso indevido de drogas é uma luta de todos os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, e necessita do apoio da sociedade. “Estamos avançando com a ajuda do Comad, que é muito atuante, e precisamos da união de todos para enfrentar o problema das drogas que atinge crianças, jovens e adultos”, disse a gestora.

Temática Afro

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, no Teatro Wallace Rodrigues, está programada a temática Afrodescendentes. Esta plenária encerrará a fase de reuniões para aprovações de demandas. 
Neste ano, já foram realizadas 19 plenárias em várias regiões da cidade, no distrito de Bueno de Andrada, nos dois assentamentos (Bela Vista e Monte Alegre) e mais cinco temáticas Idosos, Pessoa com Deficiência, Mulheres, Juventude e Cidade.
O coordenador de Participação Popular, Marcos Daniel, destaca que o processo, após as plenárias, tem prosseguimento com o Conselho do OP acompanhando projetos, orçamentos e fiscalizando as obras.