Orientador ressalta a importância do exercício físico

Em palestra na 10ª Sipat, Paulo Moraes explica vantagens do treinamento e da alimentação balanceada

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/09/2011 - 02h25

Em palestra na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, nessa quarta-feira (14), durante a 10ª Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho -, o orientador desportivo da Fundesport (órgão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), Paulo Fernandes Moraes, explicou as vantagens da prática controlada e regular de exercícios físicos. 
Sob o tema ‘A importância da atividade física’, o palestrante destacou que estudos apontam que adeptos de exercícios podem retardar o processo de envelhecimento em até vinte anos. “Claro que o treinamento está associado a uma boa alimentação, o que sugere refeições balanceadas”, adverte.
Um dos coordenadores do projeto ‘Saúde na Praça’, desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara, principalmente para pessoas da 3ª idade, Moraes discorreu sobre os benefícios da prática de exercícios de três a quatro vezes por semana, sob orientações. “Entre outras vantagens, o treinamento melhora a musculatura, os sistemas ósseo e circulatório e o aparelho cardiorrespiratório”. 
Ainda segundo Paulo Fernandes, os exercícios devem ser feitos através de caminhadas, corridas, ou natação, em períodos de 30 minutos a uma hora por dia. O ideal, também, é que além da boa alimentação as pessoas evitem o consumo de álcool e/ou cigarro.  
“A atividade física melhora até o psicológico dos praticantes”, insiste o orientador. Ele citou ainda as vantagens dos exercícios de alongamento e musculação, oferecidos por academias, como outras formas de combate ao sedentarismo. 

Sequência

Aberta na segunda-feira (12), a décima edição da Sipat, realizada pela Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal, vai até sexta-feira (16), na Biblioteca Mário de Andrade.
Durante esta semana, estão sendo debatidas diversas questões sobre  segurança no trabalho, nos períodos de manhã e tarde, além de outros assuntos, como bullying, meio ambiente e alcoolismo.
O secretário municipal da Administração, Delorges Mano, ressaltou, na abertura, as diversas ações do prefeito Marcelo Barbieri para com os servidores municipais, como o investimento, ano passado, de R$ 140 mil em equipamentos de proteção individual.O coordenador executivo de Administração e presidente da Cipa, Paulo Dimas Cezar, reiterou o apoio do atual governo à Cipa, que já permitiu, entre outras melhorias, reduzir o número de faltas e de acidentes de trabalho na Prefeitura.
Nesta quinta (15), às 9h, o psicólogo Waster Wagner Boanavina abordará o tema: ‘Assédio Moral’. As 14h haverá uma apresentação de Alunos das Oficinas Culturais Municipais de Teatro sobre ‘Meio Ambiente, e, a partir das 15h, o técnico em Segurança no Trabalho, Renato Sitta, debaterá ‘Instruções básicas de combate a incêndio’.
Na sexta (16), os palestrantes José Renato da Cunha (psicólogo) e o dr. Glindon Serrite vão debater ‘Alcoolismo’, antes de  depoimentos de algumas vítimas da doença, e no encerramento da 10ª Sipat, a partir das 14h, o secretário municipal de Segurança Pública Eli Schiavi debaterá ‘Drogas e os aspectos preventivos’.