Chediek propõe ação conjunta para solucionar problemas do Jardim das Hortênsias

Vereador visualizou uma situação não condizente com o bem estar da comunidade

16/09/2011 - 03h39

Uma ação conjunta que possa focar a educação ambiental, noções básicas de higiene e saúde pública, coleta seletiva e destinação do lixo domiciliar, é a proposta do vereador peemedebista Elias Chediek com relação ao Jardim das Hortênsias, no espaço compreendido junto aos trilhos da ferrovia. Todos estes fatores vêm influenciando de forma negativa a vida dos moradores daquele espaço, razão da preocupação do vereador.
Elias Chediek visitou o Jardim das Hortênsias na manhã da quarta-feira, 14, após receber reclamações de moradores com relação ao ruído ensurdecedor, o estranho barulho produzido pelas rodas das composições férreas em contato com os trilhos da ferrovia administrada pela ALL – América Latina Logística.
O vereador em apenas uma visita pode observar que além deste, outros problemas afetam os moradores daquela região, como o lixo lançado às margens da ferrovia, junto a Rua Dilson Domingos Funaro, em plena zona urbana, que compromete não apenas o dia a dia da comunidade como afeta sobremaneira através do “Chorume” o aqüífero Guarani, pois aquela é uma área de recarga.
“O Chorume é uma substância líquida de mau cheiro resultante do apodrecimento do lixo, seu processo de tratamento é muito importante para o meio ambiente e caso não seja tratado pode contaminar o lençol freático, e o próprio aqüífero”, explica o vereador, enfatizando a necessidade da ação conjunta que possa não apenas cientificar a comunidade, mas principalmente sensibilizar a todos sobre a necessidade da coleta seletiva e a destinação adequada do lixo domiciliar.
O vereador Chediek percorreu ainda o leito ferroviário e pode constatar dormentes em estado precário, defeitos em placas de apoio, parafusos de fixação e tala de junção, levando a acreditar seja esta a razão do barulho produzido pela passagem das composições ferroviárias pelo local, principalmente quando se trata de vagões vazios. Ele também está mantendo contato com a ALL solicitando a reposição dos dormentes estragados, bem como a fixação correta das placas de apoio, talas de junção e nivelamento da linha, pois a manutenção adequada da via permanente é de suma importância para garantir a segurança das composições e dos moradores daquela região.