Mostra Internacional amplia ações pelo meio ambiente

Entre 20 e 23 de setembro, Mostra no Sesc Araraquara terá filmes, documentários e debates sobre o tema

17/09/2011 - 03h20

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura promove de 20 a 23 deste mês, em parceria com o Sesc e com apoio cultural da EPTV, a 1ª Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara (I MICA Ara).
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, os filmes e documentários objetivam estimular a reflexão sobre o meio ambiente e promover a conscientização da população sobre o tema.
Dentre as produções, o destaque será ‘Lixo Extraordinário’, documentário brasileiro que, indicado ao Oscar, será exibido na cidade pela primeira vez.
Após a apresentação do filme, o catador Tião (Sebastião Carlos dos Santos), personagem principal do documentário, participará de um bate-papo com o público.
Filmado ao longo de dois anos (de agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.
Naquele local, Muniz fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. 

Outras produções

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara trará ainda o documentário ‘Estamira’, vencedor de 33 prêmios nacionais e internacionais. Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
A personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.
Também fazem parte da programação da 1ª MICA Ara o documentário premiado ‘Césio 137 - O Brilho da Morte’, que trata do maior acidente radiológico do mundo, com danos irreversíveis à vida e ao meio ambiente. Ainda terá o filme ‘Uma verdade Inconveniente’, em que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global.
A MICA Ara também terá programação infantil com a temática ambiental. 

Incentivo
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a Mostra é voltada para todos os públicos, mas a expectativa é contar com a presença de profissionais da área e estudantes que possam utilizar as mensagens transmitidas pelos documentários para promover um amplo debate sobre as questões ambientais.
“A Mostra é um grande trabalho idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que vai proporcionar um engajamento maior da sociedade nas questões de proteção ambiental”, disse o prefeito.
Para o secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozi, a 1ª MICA Ara coloca a cidade em evidência no cenário nacional e internacional no quesito meio ambiente. “Araraquara vem se destacando na área de legislação ambiental e a linguagem do cinema vem refletir a importância dessas ações”, acrescentou.
Com a realização da Mostra, Araraquara pleiteia entrar no circuito internacional de cinema ambiental a partir de 2012, trazendo para o interior paulista as produções exibidas em festivais do mundo inteiro.
O protocolo de interesse da cidade foi assinado por Genê Catanozi em julho deste ano, em Goiânia (GO), que realiza anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). 

Reflexos
“Uma Mostra como essa faz parte das ações sociais e educativas do Sesc Araraquara, com o objetivo de estimular a reflexão e o pensamento a respeito do tema meio ambiente”, afirmou o gerente local do Sesc, Paulo Casale.
Ainda segundo Casale, os filmes mostrarão que ações individuais podem mudar o mundo.
“Temos certeza que eventos como a MICA Ara estimulam ações individuais em todos os níveis da sociedade por uma cidade melhor e, conseqüentemente, por um planeta melhor", resumiu.