Próxima semana haverá oficinas de Teatro, programe-se!
19/10/2020 - 23h56
Cultura
As Oficinas Culturais Municipais no formato digital continuam com programação diversificada para toda a família. Para participar é necessário entrar no canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 15 horas, quando entram novos conteúdos e, vale destacar, o material fica disponível para acesso dos interessados.
Realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, as atividades são indicadas para todas as idades, das crianças aos mais idosos, inclusive para a participação conjunta de toda a família. Esta semana serão oferecidas: Percussão para iniciantes, com Julio Lima (quarta, dia 21) e Contação de Histórias da Terceira Idade com Marcela Barbosa (sexta, dia 23). Também, na segunda (19) houve oficina de Percussão, com Beto Oliveira que destacou os "Instrumentos alternativos na rítmica brasileira" e realizou uma "Introdução ao samba e seus instrumentos".
Nesta quarta, dia 21, o professor Julio Lima realiza a oficina "Percussão para iniciantes", com a ideia de apresentar a música de maneira bem simples, buscando uma forma descontraída para conhecer figuras rítmicas. De acordo com o professor, com o conhecimento simples do pandeiro, por exemplo, já é possível realizar uma levada de Samba. Também, Julio irá aplicar uma simples dinâmica de voz e movimento para mostrar como é possível utilizar o corpo e a música.
Na sexta-feira, dia 16, a professora Marcela Barbosa realiza uma contação de histórias, com conteúdo apresentado nas oficinas de contação de histórias da terceira idade: são os "Contos de Malasartes", com as histórias "A Sopa de Pedras" e "O Pássaro Lapão" - ambas com enredo caipira, permeadas de presepadas do universo popular, já conhecidas pelos alunos da professora Marcela.
A história "A Sopa de Pedras" fala sobre o dia em que Pedro Malasartes pregou uma peça numa senhora sovina, enquanto "O Pássaro Lapão" conta sobre o dia em que Malasartes quis vingar as cabras de sua vizinha, fingindo ter pego debaixo do chapéu o pássaro Lapão, o pássaro mais caro do mundo.
Próxima semana – Os professores e atores Maria Alice Ferreira, Talles Bellini e Selma Macedo, na próxima semana (respectivamente nos dias 26, 28 e 30 de outubro), apresentam oficinas de Teatro.
Na segunda-feira, dia 26, Maria Alice realiza uma narração de história que conta como Sherazade, a filha do Grão Vizir, com coragem, empoderamento e sororidade, mudou o destino de muitas mulheres no reino do Sultão Shariar. Sherazade pode ser considerada a primeira grande heroína da literatura, pois com palavras ganhou uma guerra.
Depois, na quarta-feira, dia 28, o professor Talles Bellini apresenta a oficina "Leitura dramática e a criação a partir de elementos populares". Talles explica que existe um estilo teatral que se chama Leitura Dramática, que consiste na leitura em voz alta interpretando a dramaturgia. De acordo com o professor, é um estilo utilizado por muitos artistas para ler pela primeira vez o texto antes de começar a se montar o espetáculo teatral, mas vale lembrar que existem espetáculos somente de Leitura Dramática e que também é possível ler qualquer texto teatral já fazendo uma leitura dramática.
Por fim, na sexta, dia 30, a professora Selma Macedo realiza uma oficina de teatro infantil, para interessados com idade entre 7 e 14 anos, destacando jogos teatrais, assim como exercícios para entrar no clima das artes cênicas.
O programa Oficinas Culturais, desde o final de agosto, vem sendo realizado em plataforma digital, apresentando toda semana uma ou mais linguagens artísticas, em programas curtos com o tempo máximo de 20 minutos. Com atividades de fácil acesso, podem ser realizadas com o material que geralmente se tem em casa.
É importante lembrar que as oficinas são destinadas a iniciantes e também a quem já tem habilidade e são atividades que criam oportunidades para a família se reunir em busca de entretenimento por meio da arte. São variadas linguagens, como: artesanato, teatro, dança, música, artes plásticas, poesia - entre outras. Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
Oficinas Culturais Municipais
Local: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/
Horário: 15 horas
Programação:
21/10 (quarta): Percussão para iniciantes, com Julio Lima
23/10 (sexta): Contação de Histórias da Terceira Idade, com Marcela Barbosa
26/10 (segunda): Narração de Histórias, com Maria Alice Ferreira
28/10 (quarta): Leitura Dramática, com Talles Bellini
30/10 (sexta): Teatro Infantil, com Selma Macedo
Programação gratuita