Câmara Municipal contribui para Semana do Alistamento Eleitoral

Objetivo é atingir jovens não eleitores, entre 16 e 20 anos, para tirarem Título de Eleitor

20/09/2011 - 02h04

A Câmara Municipal é parceira da Justiça Eleitoral na Semana de Alistamento Eleitoral, que será realizada entre 19 de setembro e 7 de outubro. O objetivo é atrair jovens entre 16 e 20 anos, não eleitores, para que providenciem a confecção do Título de Eleitor, principalmente os matriculados em escolas do município. 
No período, os cartórios eleitorais do município funcionarão das 9 às 19 horas. O Legislativo deverá contribuir com ações de conscientização sobre a importância do alistamento eleitoral por parte dos jovens. A Prefeitura deverá ceder transporte aos estudantes que aderirem ao projeto.
De acordo com Adriana Albergueti Albano, juíza da 13ª Zona Eleitoral de Araraquara, outro objetivo da ação é evitar as grandes filas que se formam nos cartórios eleitorais no mês de maio, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral. A juíza lembra o público alvo da campanha se concentra no ensino médio e nas últimas séries do fundamental.
Segundo Adriana, levantamento preliminar feito pela Justiça Eleitoral, aponta que nas unidades escolares de ensinos médio e fundamental do município, entre instituições públicas e privadas, há oito mil estudantes desta faixa etária matriculados.
 “Foi verificado estatisticamente que aproximadamente 50% da demanda daquele período recai sobre alistamentos”, afirma a juíza. “Por esse motivo, a Justiça Eleitoral antecipou o projeto”. Segundo Adriana, a ação é prioritariamente voltada aos jovens estudantes, mas será destinada também todos os cidadãos de Araraquara e região abrangidos pelos cartórios eleitorais do município.
Para Aluísio Braz, Boi (PMDB), presidente da Câmara Municipal, “é muito importante a participação dos jovens no cenário político do país porque eles têm ideologia e querem construir um Brasil melhor”. 
Na opinião dele, “muitas das pessoas mais velhas não desenvolveram uma cultura política participativa, o que acabou gerando alguns vícios que pouco contribuem para o processo político brasileiro; por isso, a participação dos jovens é fundamental para mudarmos a cultura política predominante”.
Em 2012, haverá eleições para prefeito e vereadores e somente poderão votar os jovens que providenciarem seus títulos eleitorais até maio do próximo ano.