Concurso melhora conscientização no trânsito, diz Marcelo

No Sesc, 9º Consetrans premia mais de 80 pessoas sob o tema ‘Trânsito e educação: uma perfeita combinação’

Fotógrafo: João Pires/LBF
21/09/2011 - 02h29

Na tarde dessa terça-feira (20), o prefeito Marcelo Barbieri prestigiou, no Sesc, a solenidade de premiação dos classificados do 9º Consetrans - Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara.
Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o concurso premiou 44 alunos melhores colocados, que receberam bicicletas e aparelhos de MP6.
Também foram premiados dois participantes da 3ª idade, com rádios com toca CDs e MP3, e 36 professores, com aparelhos de DVDs com karaokê.
Sob o tema ‘Trânsito e educação: uma perfeita combinação’, participaram alunos e professores de educação infantil, fundamental e médio, e de cursos técnicos, das redes pública e privada, além de instituições para pessoas com deficiência e grupos de 3ª idade.
O prefeito Marcelo ressaltou a importância da mensagem do Consetrans pela educação no trânsito, transmitida  por meio dos alunos e demais participantes.
Marcelo também destacou os 1.510 trabalhos apresentados este ano, quase 30% mais que em 2010, quando foram registrados 1.141 inscritos.
“O tema é muito importante e serve para aumentar a conscientização da população sobre a disciplina no trânsito em Araraquara”, salientou o prefeito.  
Os trabalhos envolveram maquetes, desenhos, cartazes, artes plásticas, pintura e colagem, além de músicas, poesias e redações, todos relativos à educação. 

Reconhecimento

Para o secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, a educação no trânsito é “necessária e fundamental”, porque oferece condições de se adotar um novo comportamento em relação à defesa da vida das pessoas.
“Estou muito feliz por este prêmio, que é um reconhecimento pelo meu trabalho”, disse Maiara Fernanda dos Santos Cunha, de 12 anos, aluna do CEC Fundecitrus, órgão municipal da Educação.
Também contemplado, Danilo Henrique Lima Pereira, 16 anos, da Escola Estadual Antonio dos Santos, agradeceu a Prefeitura pela bicicleta.
“O prêmio coroa o trabalho de um aluno esforçado e que tem excelentes notas”, disse a professora de Danilo, Maria Lúcia Mazzotti.
Para o professor particular do Anglo, Bruno Darcoleto Malavolta, que recebeu um DVD com karaokê, o Consetrans é “um incentivo às artes plásticas e a poesia da cidade”.Também para o aluno do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos, Cesar Luis Moreira Jr., o prêmio oferecido pela Prefeitura significou o reconhecimento pelo trabalho.
A diretora do CCE Aléscio, Ana Paula Fransini Perez, afirmou que a premiação é um reconhecimento à escola, que teve quatro estudantes contemplados, e “uma conquista de todos os alunos”. 

Campanha 

O 9º Consetrans foi lançado pelo prefeito Marcelo em março deste ano, no Palacete das Rosas Jornalista Paulo A.C. Silva, com a presença de diversas autoridades – educacionais, policiais e da Câmara Municipal, entre outros agentes da campanha.
Todos os trabalhos que concorreram ao 9º Consetrans foram analisados por uma comissão composta por 25 convidados da Secretaria de Trânsito e Transportes.
Também durante a campanha a Prefeitura realizou uma série de atividades para cerca de 30 mil alunos de Araraquara, com palestras, de vídeos educativos e contação de histórias sobre trânsito, em 74 escolas e outras instituições da cidade.
Também participaram da solenidade o diretor do Sesc Araraquara, Paulo Casale; a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri; o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, além de representantes da Diretoria Regional do Ensino; 13º Batalhão da Polícia Militar; Conselho Municipal de Segurança; e Sest/Senat, entre outros.
Durante a solenidade de premiação dos vencedores, a Bandas Olávio Fellippe (do Fundo Social de Solidariedade) e Chiquinha Gonzaga (da EMEF Henrique Scabello) também se apresentaram no Sesc.