Secretaria reforça cuidados com saúde bucal

Fotógrafo: João Pires/LBF
21/09/2011 - 02h35

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Bucal, alerta para os cuidados constantes com a saúde da boca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, ocorreram 14.120 novos casos de câncer bucal no Brasil. 
Os principais fatores de risco para o câncer bucal são ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar. “Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta em cem vezes”, afirma o coordenador de Saúde Bucal, Wilson Chediek. Nos casos de câncer de lábio, a exposição solar é o principal fator, seguido do fumo.
Todos os anos, a Secretaria organiza uma campanha para prevenção e diagnóstico precoce da doença. Em 2011, a ação foi realizada entre 25 de abril e 13 de maio. 
Nesse período, foram examinados 2.048 pacientes. Desse total, 301 pessoas foram tratadas na própria unidade de saúde por apresentarem alterações reversíveis como aftas, próteses mal colocadas entre outros. Já outros 13 pacientes foram encaminhados para biópsia por apresentarem lesões bucais que exigiam investigação mais profunda. “O objetivo da campanha era aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e de valorizar a importância da prevenção e do auto-exame”, ressalta Chediek.
De acordo com a gerente de Saúde Bucal, Ana Lígia Foschini, a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente, possibilitando tratamentos paliativos. No entanto, “o câncer de boca, quando diagnosticado no estágio inicial, pode ser curável”, destaca a dentista.

Prevenção

Para se prevenir das doenças é recomendado evitar o fumo, a bebida alcoólica em excesso e proteger os lábios contra os raios solares, usando protetor labial com filtro solar. A gerente de Saúde Bucal observa ainda que a alimentação saudável e a realização regular do auto-exame da boca também são importantes para a prevenção.
Segundo Ana Lígia, quando a pessoa notar qualquer alteração na boca como feridas que não cicatrizam e não apresentem dor num período de até 15 dias, manchas brancas, vermelhas ou pardas e aumento de volume, a providência imediata deve ser procurar o cirurgião-dentista para esclarecimento. “As unidades de saúde da rede municipal oferecem atendimento odontológico a toda população”, destaca a gerente. 
A Prefeitura mantém ainda o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que presta atendimento aos casos que exigem a atuação de especialistas. As áreas da odontologia atendidas no Centro são endodontia, periodontia, diagnóstico bucal, cirurgias e pacientes especiais.