Estudantes da construção civil participam de palestra

Evento envolveu alunos do programa Canteiro Escola firmado em 2009, em Araraquara, entre Prefeitura e Senai

22/09/2011 - 02h41

O gerente regional de Interior da Usina Fortaleza, Naum Lopes, deu palestra a cerca de 70 integrantes do Canteiro Escola, programa desenvolvido em Araraquara pela parceria entre Prefeitura e Senai, visando fortalecer o setor da construção civil. 
Durante a palestra, ministrada no espaço do restaurante da Arena da Fonte, Naum deu dicas para alunos dos cursos de pedreiro assentador e pintor de obras sobre técnicas de uso e aplicação de produtos fabricados pela empresa na cidade. 
Segundo Naum, a iniciativa visa aproximar os futuros profissionais da construção civil de Araraquara das inovações tecnológicas apresentadas pela Fortaleza, líder nacional do mercado de rejuntamento e argamassa de sobreposição.
Firmado em 2009, o programa Canteiro Escola oferece gratuitamente também os cursos de eletricista residencial e instalador hidráulico. Neste período, 2.650 pessoas foram certificadas pelos cursos, ministrados pelo Senai em equipamentos públicos de diversos bairros de Araraquara.  
Segundo o gestor de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sandro Veloso, até o final deste ano mais uma turma do programa concluirá os cursos na cidade.    

Dupla importância

O prefeito Marcelo Barbieri ressalta a importância dos cursos do Canteiro Escola, que visam a qualificação da mão de obra. “Araraquara vive um bom momento na economia, com a geração de empregos, e o mercado exige essa qualificação”, ressalta.
Ainda segundo Marcelo, a instalação da Usina Fortaleza (no início de agosto deste ano), significa “uma grande conquista” para Araraquara. “O aumento na arrecadação do ICMS permite novos investimentos da Prefeitura, principalmente nas áreas de saúde e educação”.
Também participaram da palestra de Naum Lopes, no último dia 12, na Arena da Fonte, além de outros representantes da Fortaleza, o agente de treinamento do Senai Araraquara, José Antonio Espelho, e o presidente do Sindicato da Construção Civil e Mobiliário de Araraquara e Região, Sérgio Luiz Melhado.