350 jovens do projeto VôleiSol participam de festival esportivo em Araraquara neste sábado

Objetivo é promover a interação entre os adolescentes que são assistidos pelo programa

23/09/2011 - 01h53

Cerca de 350 participantes do projeto social VôleiSol irão participar no sábado (24), em Araraquara, do “Festival VôleiSol”, uma exibição esportiva dos jovens com idade entre 11 e 15 anos que fazem parte de uma das categorias do programa, denominada “Talento na Escola”. O evento será realizado na Praça Scalamandré Sobrinho (complexo da Arena da Fonte), no período das 9 às 13 horas.
Para a realização dos jogos serão montadas no local do festival cinco miniquadras e uma quadra com tamanho oficial. Os participantes, provenientes de nove escolas diferentes, terão transporte e lanche custeados pelos organizadores do evento.
Sobre o projeto - Criado em 2008 pelas empresas Let’s (Grupo Morada) e Iesa com o objetivo de incentivar a prática de voleibol entre jovens das escolas públicas, privadas e instituições sociais, o projeto já atendeu mais de 2.000 adolescentes de Araraquara e de cidades da região. Atualmente o VôleiSol também tem a apoio da Unimed e da Fundesport.
Além de promover a inclusão social de estudantes carentes, o projeto se utiliza da prática esportiva para transmitir aos jovens filosofias de trabalho em equipe, ética e comportamentos socialmente responsáveis. Outro aspecto importante é vincular a participação no projeto ao desempenho escolar dos jovens.
O VôleiSol está dividido em duas categorias: a “Talento na Escola” é voltada para jovens de 11 a 15 anos e contempla as fases de iniciação esportiva, mirim e infantil. “Atualmente cerca de 350 jovens participam desta categoria. Nossa meta é que, até 2012, esse número aumente para 600 adolescentes”, comenta Sergio Magnani, presidente do Grupo Morada. A “Categoria de Base”, por sua vez, está subdividida em infanto (16 a 18 anos) e juvenil (19 a 20 anos).