Igualdade Racial ministra aulas de Expressão Corporal no CR Feminino

23/09/2011 - 02h04

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara, iniciou  curso de Expressão Corporal junto às reeducandas do CR na última semana.
O curso é ministrado pelo educador Sérgio Santos, duas vezes pro semana. As aulas implicam atividades em ginástica e dança, a fim de motivarem a auto-estima das alunas.
As 96 reeducandas, na última semana, tiveram uma aula de apresentação com Sérgio. A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, já esteve no local, acompanhando  visita, e disse que as aulas serão uma ótima atividade complementar para as mulheres. 
“A atividade é pertinente a um dos objetivos da Coordenadoria, que é contribuir para elevar a auto-estima e despertar a prática da atividade coletiva. A proposta é que, após o cumprimento das referidas penas, as mesmas possam continuar interagindo socialmente, frequentando a sede do Centro de Referência Afro”.
Marisa Fonseca Monteiro, diretora do CR Feminino, lembra que, além da prática de exercícios físicos, as aulas favorecem as atividades em grupo, já que “é um trabalho realizado em conjunto, desenvolvido com interação e que reforça o relacionamento entre as reeducandas”.
De acordo com a diretora, as aulas ainda caracterizam um horário para entretenimento, porém quando regras também devem ser seguidas, além de uma oportunidade para as educandas poderem dialogar, respeitando o falar e o escutar. “É uma atividade que reúne vários aspectos e que, indubitavelmente, colabora na promoção da dignidade e preparação para o efetivo exercício da cidadania”. 
Animado com as aulas, o professor Sérgio já começou articular uma coreografia com as novas alunas para ser apresentada muito em breve, na Festa da Primavera, no próximo dia 30 de setembro.
Vale destacar que o professor Sérgio trabalhou com arte e educação em várias instituições de ensino e foi coreógrafo de diversos artistas - como Patrícia Marques – e atou como ator e bailarino de produções variadas, como por exemplo no clipe “A Cor da Cidade”, de Daniela Mercury. Ainda, Sérgio integrou o corpo de bailarinos do Ballet Stagium, em 1991.