25/03/2021 - 22h44
Cidade
A população de Araraquara está dividida entre os que não querem sair de casa para se proteger do Coronavírus e os que precisam sair de casa para trabalhar e ganhar o seu sustento financeiro.
Após protestos, passeatas e carreatas nas semanas anteriores, nos dois últimos dias, vimos uma "batalha" pelas ruas da cidade, com carro de som a favor do lockdown (ação patrocinada por uma frente de sindicatos) e de outro carro de som a favor da volta imediata ao trabalho (ação patrocinada por um grupo de empresários independentes de Araraquara).
No campo da saúde, segundo os indicadores oficiais do município, atualmente Araraquara apresenta excelentes números com o despencar do quadro de contaminações de COVID-19 e ocupação próxima de 80% dos leitos de enfermaria e UTI, já que dificilmente esses índices abaixarão mais devido a disponibilidade regional das vagas.
No campo da política, tanto o prefeito Edinho Silva quanto o Governador João Dória estão convictos de que somente o lockdown pode proteger as pessoas enquanto a vacinação para todos não chega. Porém nem só de Coronavírus as pessoas morrem. Fome, depressão e violência também fazem vítimas diariamente, além da pobreza e desemprego nunca antes visto no país, serão o legado da pandemia no médio e longo prazos.
A ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araraquara ao longo dos seus quase 87 anos de atuação, somente vivênciou uma situação de tamanha insegurança das empresas trabalharem, somente por ocasião da Segunda Guerra Mundial, porém certamente essa "Guerra" contra a COVID-19 além de ser muito mais presente e intensa, já fez muito mais baixas de vidas, gerou de demissões em massa, falência das empresas e pobreza para a cidade.
Diante do cenário atual em que a cidade apresenta um quadro estável e sob controle da pandemia, a ACIA não quer ver "NEM FALIDOS, NEM FALECIDOS" e ajuizou no Poder Judiciário no dia 20 de Março e em caráter de urgência, um Mandado de Segurança Coletivo, solicitando o funcionamento dos estabelecimentos empresariais que encontram-se fechados por força de Decretos, respeitando todas as normas sanitárias e de distanciamento social já conhecidas por todos. O juiz do caso já está com o processo em mãos mas ainda não se manifestou sobre o pedido da associação.
A ACIA Araraquara se solidariza com todas as famílias que perderam seus entes queridos para a pandemia de COVID-19, parabeniza todos os profissionais de saúde que não se omitiram da linha de frente e continuam trabalhando incansavelmente para cuidar dos doentes e salvar vidas e também se solidariza com os milhares de trabalhadores e empresários que clamam por terem devolvido seu direito ao trabalho para conseguirem alimentar suas famílias e honrar seus compromissos financeiros.
É por esses empresários e trabalhadores da iniciativa privada que estão com suas portas fechadas impedidos de trabalhar presencialmente, que fomos ao judiciários e esperamos por Justiça.