Araraquara disputa com animação Jogos Regionais do Idoso

Grupo de coreografia de Araraquara exibe Raízes do povo brasileiro em Porto Ferreira

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/09/2011 - 02h31

Atletas da terceira idade de Araraquara disputam 13 modalidades nos 15º Jogos Regionais do Interior, na sede de Porto Ferreira, até o próximo dia 25. O clima de alegria é constante na delegação, que está alojada na Escola Estadual Pedrina Pires Zadra, na Vila Sibila.
Nessa quinta-feira (22), a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, e o secretário de Esportes e Lazer, Jair Martineli, ambos de Araraquara, participaram da abertura do evento, que lotou o Ginásio de Esportes Adriano José Mariano. 
A presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, afirmou que  antes eram 7 as sedes regionais e agora foram ampliadas para dez. “Nosso objetivo é realizar os jogos mais próximos das casas dos atletas”, acrescentou.
Já o secretário estadual de Esportes e Lazer, Benedito Fernandes, enfatizou que “todos os participantes são vitoriosos”.
Além de prestigiar a abertura, Zi Barbieri agradeceu o apoio da Lu Alckmin pela instalação da segunda praça com equipamentos para exercícios físicos para os idosos araraquarenses, que será inaugurada em breve na Praça da Igreja do Carmo.
Zi e Martineli também visitaram o alojamento de Araraquara incentivando os atletas.
“O clima da alegria na delegação é contagiante e, não importando os resultados, já conseguimos proporcionar convívio social e confraternização entre todos os atletas”, disse Zi.

Coreografia
O grupo cênico de coreografia e ginástica artística liderado pelo professor Henrique Saniotto apresentou o tema “Raízes do povo brasileiro”. A mostra do ritual de uma tribo indígena  ganhou aplausos dos 2.500 participantes. Araraquara conquistou o 5º lugar entre as 34 cidades que disputaram a modalidade coreografia.
As competições prosseguem nesta sexta-feira (23) e as finais serão realizadas neste sábado e no domingo, dia 25. 

Só alegria
O casal Jacyr Silveira, 73, e Maria Aparecida Silveira, 71, defendem Araraquara há 4 anos na categoria de vôlei adaptado, masculino e feminino, respectivamente. “Os Jogos são uma terapia necessária”, diz Jacyr, Maria complementa  “é uma alegria fazer novas amizades com atletas de outras cidades”.
A veterana Edith Alves, 80, já participou em mais de 10 jogos de idoso e conta que uma vez Araraquara socorreu Santa Rosa do Viterbo, que teve o ônibus quebrado, e ela fez sucesso contando piadas para todos.