Circuito Banco do Brasil: Duplas voltam ao Brasil alcançando marcas em Salvador

Talita e Maria Elisa chegam a 300 vitórias juntas. Carolina disputa sua 100ª etapa

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/09/2011 - 02h08

As principais duplas brasileiras estão de volta ao país e, logo no retorno, duas delas alcançaram marcas significativas em suas carreiras. Nesta sexta-feira (23), primeiro dia do torneio principal da etapa de Salvador (BA) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a sétima do ano, Talita e Maria Elisa (AL/PE) chegaram a 300 vitórias juntas, enquanto a carioca Carolina iniciou as disputas de seu 100º torneio pela competição nacional.
Juntas desde a temporada 2009, quando venceram o Circuito Banco do Brasil e conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial, Talita e Maria Elisa alcançaram a marca de 300 vitórias em parceria na primeira partida nas areias de Salvador, quando derrotaram Sandra Mathias e Rachel (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/6. No segundo jogo, também pelo Grupo B, a dupla levou a melhor sobre Val e Shaylyn (RJ/CE), vencendo por 2 a 0 (21/15 e 21/12). 
"Chegar a esta marca é mais um estímulo para nossa dupla. Queremos disputar os Jogos Olímpicos de Londres e estamos no caminho certo. Estamos bem felizes por voltar a jogar no Brasil e prontas para buscar bons resultados nesse segundo semestre", diz Talita.

Carolina disputa 100ª etapa
Aos 24 anos de idade, a carioca Carolina chega em Salvador à sua 100ª etapa no Circuito Banco do Brasil. Filha da ex-jogadora Izabel, a atleta se recorda de sua estreia, há nove anos, no Recife (PE).
"Disputei minha primeira etapa quando tinha 15 anos. Joguei com a minha mãe e passamos do qualifying. Foi, sem dúvida, a etapa mais marcante de todas. Comecei a jogar muito nova e, como dificilmente ficamos fora de uma etapa, essa marca de 100 torneios veio bem cedo. Ainda tenho muitas etapas pela frente. Amadureci bastante desde o início e quero melhorar muito mais ainda", diz a carioca.
Em Salvador, Carolina e a irmã Maria Clara estrearam superando Isabel Grael e Érica Freitas por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 25/23. No segundo jogo, as cariocas tropeçaram diante de Ângela e Lili (DF/ES), perdendo por 2 sets a 1 (15/21, 21/14 e 11/15).

Campeãs mundiais são surpreendidas na estreia
Campeãs mundiais e líderes da classificação do Circuito Banco do Brasil, Juliana e Larissa (CE/PA) foram surpreendidas no retorno ao país. A dupla perdeu para Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1 (21/10, 18/21 e 13/15) na primeira rodada do Grupo A, mas reagiu e superou as catarinenses Josi e Leize por 2 a 0 (21/14 e 21/10) para seguir na disputa.
"No primeiro jogo, fomos muito bem no primeiro set, mas depois caímos muito, passamos a errar demais e acabamos perdendo. Estamos vindo de um ritmo forte no Circuito Mundial, mas isso não serve de desculpa para a derrota. Precisamos melhorar", alerta Larissa. 
Após o fim da fase classificatória, as duplas Talita/Maria Elisa (AL/PE), Karin/Raquel (SUE/SP), Taiana/Vivian (CE/PA) e Ângela/Lili (DF/ES), pela ordem tiveram as melhores campanhas e, por isso, avançam diretamente às quartas-de-final. A programação de jogos começará às 8h, com as oitavas-de-final, que terá os seguintes confrontos: Maria Clara/Carolina (RJ) x Renata/Pri Lima (RJ), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Izabel/Elize Maia (PA/ES), Val/Shaylyn (RJ/CE) x Cris/Andrezza (SP/AM) e Juliana/Larissa (CE/PA) x Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ).
As semifinais começarão às 13h e serão transmitidas ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp - , assim como todos jogos realizados na quadra central.
A arena foi montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao estacionamento do Shopping Aeroclube. A entrada será gratuita em todos os dias de competição.

Jogando em casa, Ricardo mira o título
Contando com o apoio da família e do torcedor baiano, o campeão olímpico Ricardo (BA) estreou nesta sexta na etapa de Salvador com força total. Ao lado do parceiro Pedro Cunha (RJ), o baiano venceu os dois confrontos do dia e avançou às quartas-de-final da competição.
Ricardo e Pedro Cunha estão em segundo lugar na classificação da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil, com 1.940 pontos. A dupla persegue os líderes Alison e Emanuel (ES/PR), que computam 1.960, e pretende tomar a ponta logo na etapa baiana.
"Voltamos do Circuito Mundial animados para este segundo semestre. Temos como objetivo buscar o título do Circuito Banco do Brasil e sabemos que temos condições para isso, pois a diferença é muito pequena", acredita Ricardo.
Cabeças-de-chave do Grupo A da etapa baiana, Ricardo e Pedro iniciaram as disputas vencendo os paraibanos Ícaro e Klaus por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/13. No segundo jogo do dia, a dupla passou pelos veteranos Franco e Fred, também em dois sets, com parciais de 21/13 e 21/16. Ricardo e Pedro voltam às areias do país motivados pelo bom início de parceria, que venceu duas das quatro primeiras etapas que disputou na reta final do Circuito Mundial.
"Estou muito feliz com nosso início. O time se acertou rápido e isso nos deu muita confiança. Estou me readaptando a jogar na saída de rede, onde atuei quando fazia dupla com o Loiola, mas aos pouco me sinto mais confortável nesta posição", explica o baiano.
Invictos e sem perder sets, Ricardo e Pedro fizeram a seguda melhor campanha da primeira fase e, assim como Alison/Emanuel (ES/PR), Jan/Bernardo (PA/RJ) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) estão nas quartas-de-final. Nas oitavas, os cruzamentos serão Luciano/Gilmário (ES/PB) x Thiago/Harley (SC/DF), Márcio/Benjamin (CE/MS) x Fabiano/Ricardo Sousa (PE/PA), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE) x Juca/Hevaldo (BA/CE) e Renatão/Jorge (PB) x Franco/Fred (CE/RJ).