Exposição sobre Pablo Picasso acontece no Teatro Municipal

Evento estará aberto à comunidade a partir do dia 29 de setembro

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/09/2011 - 02h12

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara realiza uma exposição didática sobre Pablo Picasso intitulada “Exposição Picasso – Guernica e o Século XX”, no Saguão do Teatro Municipal da cidade. As pranchas, com fotos e informações dos quadros do pintor, serão exibidas entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro, das 8h às 11h30, das 13h às 17h e das 19h às 21h30, com exceção dos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de outubro, em que o espaço estará aberto apenas durante o dia. 
A exposição, que terá abertura oficial no dia 5 de outubro e conta com o apoio da Fundart e Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Araraquara, é coordenada pelo professor Mivaldo Messias Ferrari, chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Uniara, e supervisionada pelo artista plástico e docente, Sidney Rodrigues. 
Serão exibidas 48 pranchas plastificadas, com fotos coloridas e ampliadas contendo informações sobre as principais obras do pintor espanhol. Além disso, estará exposto também um banner de um dos quadros mais significativos do artista, a “Guernica”, medindo 2m X 0,9m.
Segundo Ferrari, a exposição é aberta a toda a sociedade com foco, principalmente, em alunos dos ensinos médio e superior. O objetivo, de acordo com ele, é despertar nos estudantes o gosto pelas artes. 
“A Uniara, com o objetivo de difundir as artes na sociedade, já realizou exposições sobre artistas, como Rugendas e Debret, além de mostrar obras do Barroco Brasileiro. A instituição tem a preocupação de cuidar das manifestações artísticas, mantendo o Centro de Artes, que abriga várias atividades culturais, como o grupo de teatro, orquestra, coral, conjunto instrumental feminino, entre outras”, afirma.
De acordo com Rodrigues, na exposição será possível “observar o caminho percorrido pelo artista, cujo tema preferido era a mulher. Picasso realizava muitos estudos antes de concluir a obra definitiva, confirmando que ‘a arte é 5% de inspiração e 95% de transpiração”, comenta. 
Ferrari lembra também que a exposição é itinerante e, após o período em que ficará no Teatro Municipal, estará à disposição das escolas, caso tenham interesse.  Para ter acesso aos materiais e agendar uma exposição, às escolas de Araraquara e região podem entrar em contato pelo telefone (16) 3301-7188.

Plabo Picasso
Pablo Picasso é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica. Ele também é conhecido como co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Picasso faleceu com 92 anos.
Segundo Rodrigues, Picasso “influenciou e foi influenciado por muitos artistas”. Ele afirma que o pintor conheceu muitos artistas e realizou obras em diversas escolas, como a impressionista, expressionista, cubista e surrealista, entre outras, mas sempre mantendo seu estilo pessoal. 
O artista plástico afirma que uma das obras do pintor que merece destaque é “indiscutivelmente a Guernica, uma obra de 1937, cujo desenho resume os momentos cruciais que destruíram Guernica, uma pequena cidade espanhola”. 
Ferrari complementa que a obra foi exposta pela primeira vez na cidade de Paris e depois percorreu alguns países. No Brasil, a “Guernica” foi exposta em 1954, na Bienal de São Paulo. Atualmente permanece em Madri”.
Ele comenta que “no cubismo, a pessoa vê o quadro com a imaginação e não com os olhos, pois cada um tem uma interpretação diferente da mesma obra”.
Ferrari finaliza relembrando uma das frases de Picasso: “Na pintura se transmite um estado de espírito – nada de descrição, nada de análise, nada de palavras”.