Sul-americano masculino: Venezuela, Chile e Argentina vencem na folga do Brasil

Quinta rodada foi de destaque para os argentinos, que não enfrentaram dificuldades contra o Paraguai

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/09/2011 - 02h18

A sexta-feira (23) foi de folga para o Brasil no Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei, mas três jogos movimentaram o ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT), nesta tarde. Venezuela, Chile e Argentina comemoraram na quinta rodada da competição.
No primeiro jogo do dia, a Venezuela conseguiu sua segunda vitória no torneio ao superar o Uruguai por 3 sets a 0 (25/14, 25/22 e 25/13), em 1h09 de jogo. O oposto da Venezuela, Kervin Pinerua, elogiou o desempenho da equipe. 
"Jogamos com confiança desde o início da partida. O nosso saque funcionou e conseguimos dificultar a vida dos uruguaios", explicou Pinerua, que falou, também, sobre a expectativa de enfrentar os brasileiros na próxima rodada.
"Já estamos pensando no jogo com o Brasil. Será a primeira vez que muitos dos jogadores do nosso grupo terão a oportunidade de jogar contra os brasileiros e espero que possamos ter uma boa atuação", afirmou o atacante, que marcou 10 pontos no confronto (sete de ataque e três de saque). 
Venezuelanos e brasileiros se enfrentam neste sábado (24), no primeiro jogo do dia, às 12h, com . Os uruguaios terão o Chile como adversário na partida que será às 17h, ambos horários de Brasília. Os dois jogos serão também no Aecim Tocantins.

Chile também conquista segunda vitória
De forma emocionante, o Chile alcançou a segunda vitória no Sul-Americano. Nesta sexta-feira, os chilenos passaram pelos colombianos, de virada, por 3 sets a 2 (22/25, 24/26, 28/26, 25/20 e 15/12), em 2h13 de jogo.
Depois de comemorar, o treinador chileno, Daniel Nejamkin, comentou sobre a importância do resultado. "A equipe jogou bem os cinco sets. Essa vitória é importante para o voleibol chileno. Foi uma das partidas mais emocionantes no meu tempo de treinador da seleção adulta. Vamos subir na tabela de classificação com essa vitória", explicou Nejamkin. 
Os opostos do Chile, Sebastian Gevert, e da Colômbia, Adres Jimenez foram os maiores pontuadores da partida, com 23 pontos cada. O ponteiro chileno Vicente Parraguirre também se destacou, com 21 acertos. 
O Chile lutará por mais uma vitória na competição, neste sábado (24.09), contra o Uruguai, às 17h. Já a Colômbia buscará a reabilitação no torneio contra o Paraguai, às 14h30. 

Argentina vence sem dificuldades
No encerramento da quinta rodada, a Argentina passou com facilidade pelo Paraguai por 3 sets a 0 (25/18, 25/16 e 25/20), em 1h04 de jogo. Foi a quinta vitória consecutiva dos argentinos no torneio. 
A Argentina folgará na rodada deste sábado (24.09) e só voltará à quadra no domingo quando enfrentará o Brasil, às 12h (horário de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo do canal Sportv. 
O treinador Javier Weber poupou o time titular na partida desta noite. No confronto se destacaram os ponteiros Giustiniano e Ocampo, com 13 e 11 pontos, respectivamente. 
"Nós temos uma equipe muito jovem. Usamos esses cinco jogos para pegar ritmo de jogo e estamos evoluindo a cada partida. Ainda temos um grande jogo no domingo contra o Brasil", finalizou Weber.