Serviços digitais do Detran.SP estarão 100% na palma da mão até 2022, afirma vice-governador

Declaração foi feita em live promovida pela UVESP, que tratou de diversos temas relacionados à dinâmica do trânsito no Estado de São Paulo

20/04/2021 - 23h57

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) participou de forma online nesta terça-feira (20) do INTERCIDADES, evento realizado pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo. O encontro tratou de diversos assuntos ligados ao órgão de trânsito, como: Detran.SP Digital, expansão e a integração Poupatempo/Detran.SP, Programa Respeito à Vida, além das recentes alterações do Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor no último dia 12 de abril.

A abertura do INTERCIDADES contou com a presença de Rodrigo Garcia, Vice-governador do Estado de São Paulo, que enalteceu o projeto de digitalização do Detran.SP e a parceria com o programa Poupatempo: “Hoje, a maioria dos serviços podem ser feitos de forma online. Até o final de 2022, queremos disponibilizar 100% das necessidades na palma da mão de todos os cidadãos, através do celular. Quero enaltecer também que até o final de 2022, teremos 340 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo, trazendo comodidade e praticidade para todos”, afirma Garcia.

Pelo Detran.SP participaram do encontro: Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente; Ilídio Machado, diretor de atendimento, Evandro Caramaschi, coordenador técnico do Programa Respeito à Vida; Julyver Modesto, assessor da presidência do Detran.SP, e Frederico Pierotti Arantes, presidente do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo).

 

Confira os principais assuntos debatidos durante a live:

Detran.SP Digital: Atualmente, 94% dos serviços do departamento são realizados de forma eletrônica. Entre as pendências que podem ser solucionadas pela internet tanto pelos portais e apps do Detran.SP e Poupatempo estão: pesquisa de débitos e restrições de veículo (proprietário e terceiro), consulta de pontuação da CNH, licenciamento de veículo (CRLV), indicação de condutor, adição e mudança de categoria da CNH, substituição da permissão de dirigir, comunicação de venda, consulta de débitos e multas, entre outros. De agosto de 2020 até agora, mais de 10 milhões de atendimentos já foram concluídos de forma online.

“Queremos que toda a população tenha uma boa experiência na utilização dos serviços públicos digitais de maneira simples, com menos burocracia, e com mais comodidade. Hoje, investimos na ampliação e aperfeiçoamento dos canais digitais com o objetivo de possibilitar ao cidadão a resolução de suas necessidades através do celular ou computador, sem sair de casa”, destaca Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP, que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Expansão da Integração Poupatempo/Detran.SP: O Governo de São Paulo iniciou o plano de expansão dos postos do Poupatempo, integrados ao Detran.SP. Até 2022 serão 340 unidades com um modelo de atendimento mais moderno, compacto e com foco nos serviços digitais. Com os serviços realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganha em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia. 

Para o diretor de atendimento do Detran.SP, Ilídio Machado, a integração entre o Detran e o Poupatempo é fundamental para que o Estado atenda cada vez melhor. “O grande objetivo é ser mais eficiente e menos burocrático e a unificação sem dúvida simplifica a vida das pessoas. Elas passam a resolver de forma simples, rápida e efetiva”.

Programa Respeito à Vida: O Programa do Governo do Estado de São Paulo atua com foco na redução de acidentes de trânsito. O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado.  

O diretor-presidente Ernesto Mascellani Neto ressaltou a importância da iniciativa: “O Respeito à Vida e o Infosiga são instrumentos muito importantes para o nosso Estado. A prova disso é que, desde a implantação do programa, tivemos cerca de 30% de redução no número de óbitos desde 2015. São milhares de vidas que foram preservadas por conta dessas iniciativas”.

Evandro Caramaschi, coordenador técnico do Programa Respeito à Vida, esclareceu sobre a importância da conscientização para a redução de acidentes. "O Estado de São Paulo, com o programa Respeito à Vida, busca alinhar-se com as melhores práticas internacionais de promoção de segurança viária ao buscar a participação e a responsabilidade de toda a sociedade, tanto gestores quanto usuários do sistema de trânsito."

Alterações no Código de Trânsito Brasileiro: Sobre as alterações do CTB, o INTERCIDADES abordou como as 59 mudanças vão impactar os municípios. As novas regras impactam motociclistas, ciclistas, além de motoristas de ônibus, caminhões e transporte de crianças. Também, incluem o prazo de validade da CNH e limite de pontos para iniciar processo de suspensão da carteira.

Julyver Modesto, assessor da presidência do Detran.SP, destacou no encontro o novo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com a implantação da novidade, será possível acessar as notificações de multas de maneira online e, aos condutores que aderirem, a possibilidade de pagar somente 60% de seu valor. “Com a medida, em consonância com a digitalização que o Detran.SP já vem praticando, os motoristas conseguirão acompanhar e realizar o pagamento antecipado pela internet. O SNE deve disponibilizar, na mesma plataforma, campo para defesa prévia e recurso”, informa Julyver.

Já Frederico Pierotti Arantes, presidente do Cetran-SP, falou que, em breve, 100% dos municípios paulistas poderão estar integrados ao Sistema Nacional de Trânsito: “Com a mudança no CTB, temos um projeto para a integração de todos os municípios no Sistema Nacional de Trânsito. Nesse processo, esses municípios menores, que hoje estão impossibilitados de ter seu órgão de trânsito em função dos gastos, poderão fazer essa integração conosco, mediante ofício, estabelecendo convênios.”

 

Para quem não acompanhou ao vivo, o evento segue disponível no canal do Youtube da UVESP:

https://www.youtube.com/watch?v=7vNZd0zOL0k