Prazo para Casamento Comunitário termina em 14 de outubro

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/09/2011 - 02h46

Termina no dia 14 de outubro o período de inscrições para casais que desejam firmar legalmente a união no Cartório de Registro Civil em Araraquara. Até o início desta semana, 56 inscrições já tinham sido confirmadas na cidade para a celebração. 
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura promoverá a cerimônia ecumênica em novembro deste ano, em horário e local que serão confirmados em breve.
No ato da inscrição, que pode ser feita na própria Secretaria ou nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social da Prefeitura), o casal tem que passar por avaliação socioeconômica para sacramentar a união sem custo financeiro.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, destaca a importância da oficialização do casamento do ponto de vista legal, e também como “a realização de um sonho pessoal”. 
Porsani diz acreditar que existem diversos casais na cidade sem a oficialização do casamento e que, por isso, a Secretaria abre essa “nova oportunidade” para definir a questão. “A legalização do casamento pode significar, também, o fortalecimento da união dos casais”, acrescenta.
A edição mais recente do programa Casamento Comunitário em Araraquara ocorreu em 2009, no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, e registrou a participação de 51 casais.

Opções
Para confirmar a união legal, os casais podem se inscrever, gratuitamente, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na Rua Circular Mario Arita, 498, próximo à Arena da Fonte.
As inscrições também podem ser feitas em um dos seis CRAS do município, nos bairros Jardins Maria Luiza, Selmi Dei, Hortênsias, Vale do Sol, Yolanda Opice e Parque São Paulo.