Césio 137 – o Brilho da Morte encerra Mostra Internacional

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/09/2011 - 02h07

A exibição do filme Césio 137 – O Brilho da Morte, dirigido por Luís Eduardo Jorge, Brasil - 2003, 24 minutos, encerrou na sexta-feira (23) a primeira Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara (I Mica-Ara), na unidade do Sesc local.
O documentário resgata a tragédia ocorrida em Goiânia, no dia 13 de setembro de 1987, quando dois catadores de lixo arrombaram um equipamento radiológico encontrado nos escombros de um hospital desativado. Com a exposição do Césio 137, um pó branco que emitia um estranho brilho azul quando colocado no escuro, teve início o segundo maior acidente radioativo do mundo, atrás apenas de Chernobyl, na Ucrânia ocorrido em 1986.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gene Catanozi, a Mostra foi um passo importante para divulgar temas sobre a conscientização ambiental. E o Césio 137 é uma lição sobre o cuidado da destinação correta de aparelhos radiológicos. 
“Tivemos exibições de bons filmes como Uma Verdade Inconveniente, Lixo Extraordinário, Estamira, e o Césio 137, que provocaram reflexões”, observou o secretário.
Genê Catanozi  também enalteceu a presença dos jovens que assistiram A Casa Verde. “As matinês tiveram em média 100 jovens, que além de assimilarem a mensagem do filme, saíram do auditório alegres e cantando a música principal”.
Entre os participantes da Mostra, Marta Joaquim, 31, cooperada que trabalha na coleta seletiva dos produtos recicláveis, afirmou que suas companheiras comentaram com entusiasmo o filme Lixo Extraordinário. “Os catadores da Acácia se identificaram muito com os personagens e a Mostra Internacional deixou clara a necessidade de cuidar do meio ambiente”, afirmou.
Para a universitária Ana Paula Pazeti, 22,  a temática apresentada na Mostra acontece no momento em que  o Brasil projeta uma expansão no projeto de energia nuclear. “São questões polêmicas e complicadas. Pessoalmente não gostaria que houvesse a expansão das usinas nucleares”.
A primeira Mica-Ara, realizada nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, foi promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Sesc. No próximo ano, a segunda Mostra poderá ter apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), adianta o secretário Gene Catanozi.