Câmara vota acessibilidade para deficientes visuais em agências bancárias

Sessão Ordinária de terça-feira começa às 15 horas com transmissão ao vivo

27/09/2011 - 02h26

A Câmara Municipal de Araraquara realiza nova Sessão Ordinária nesta terça-feira (27), a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pela Internet e pelo canal 98 da NET.
Na Ordem do Dia, Projeto de Lei sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos serviços de auto-atendimento das agências bancárias situadas no município.
A medida dispõe sobre a instalação de equipamentos e mobiliários adaptados para o uso de pessoas com deficiência visual, e detalha que deve haver na agência, ao menos um caixa eletrônico com teclado e botões dotados de inscrições em Braile em conjunto com sistema de áudio individual. Pede ainda a colocação de piso adaptado com a finalidade de facilitar a mobilidade e deslocamento no local onde houver o auto-atendimento, além de placas e indicativos em Braile. A medida se aplicaria também aos correspondentes bancários que possuírem serviço de auto-atendimento. O projeto é de autoria do vereador Carlos Nascimento (PT), e recebeu da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, parecer favorável à sua votação.
Depois de ficar à disposição dos Vereadores por três sessões, para estudos e apresentação de emendas, será votado em primeira discussão, o Projeto de Emenda Organizacional, sobre as Infrações Político Administrativas dos Vereadores e Prefeito, e estabelece o respectivo processo de julgamento. A alteração ocorrerá na Lei Orgânica, a Constituição Municipal, e se trata de uma atualização da legislação em vigor, acatando orientação do Supremo Tribunal Federal para os municípios.
Ainda na Ordem do Dia, o projeto denominando Rua Soldado do Exército Sebastião De Marchi, via pública do loteamento Jardim Maria Luiza 3. Sebastião de Marchi nasceu em 1919 na fazenda Las Palmas, em Matão, à época distrito de Araraquara, e faleceu em março de 2010 em Araraquara, aos 91 anos. Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Sebastião viajou em comboio marítimo, para combater na Itália, onde participou efetivamente de operações bélicas, com a Força Expedicionária Brasileira. Serviu ao Segundo e ao Terceiro Regimentos de Artilharia Antiaérea. Pouco antes de combater na Itália, já havia servido ao Exército Brasileiro no Arquipélago de Fernando de Noronha.
O pedido foi apresentado pelo então vereador Paulo Maranata (PRB), hoje licenciado para ocupar a Secretaria de Serviços Públicos, e o projeto vem para a Sessão Ordinária por intermédio do vereador Fernando César Câmara, o Galo (PV), que ocupa a cadeira como suplente.