Prefeitura amplia inclusão digital no Jardim das Hortênsias

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/09/2011 - 02h00

O prefeito Marcelo Barbieri inaugurou, na noite de segunda-feira (26), o 12º TelecentroComunitário de Araraquara pelo convênio com o Ministério das Comunicações.
A população do Jardim das Hortênsias foi contemplada com 10 terminais de computadores com acesso a banda larga, um servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia, data show e câmera para monitoramento remoto.
“A Prefeitura inaugura nessa noite o Telecentro em um dos bairros que mais utilizam o programa Internet Para Todos. Nesse espaço, os usuários terão acesso à informação, conhecimento, educação e também poderão participar de cursos de informática”, disse o prefeito.
Para o vereador Elias Chediek, que representou a Câmara Municipal, “a qualidade nas obras, na educação, na saúde e na cultura mostram a marca do governo que trabalha em prol da comunidade”.
O prefeito destacou que o Jardim das Hortênsias já tem posto de saúde e escola informatizadas, e em 2012, a creche será reformada e equipada pela demanda do Orçamento e Participação Para Todos (OP). Além disso, o programa Internet Para Todas atende a região com acesso gratuito à rede mundial.
“O Jardim das Hortênsias está sendo incluído digitalmente e socialmente. É um bom exemplo do projeto arrojado que o prefeito Marcelo busca para Araraquara”, reforçou o secretário de Governo, Luiz Zaccarelli. 

Espaço
O Telecentro foi instalado em uma sala cedida pela Sociedade Beneficente Escola do Mestre Jesus. O presidente da instituição, Alexandre Machado, reiterou que todos aprovaram a iniciativa do governo municipal, “que irá colaborar e engrandecer o bairro”.
O prefeito agradeceu pelo espaço cedido e destacou o importante trabalho dos voluntários da instituição junto à comunidade.
Marcelo acompanhou também a inauguração da Sala do Conhecimento e Cinema HP, no Centro Educacional Maria Velho Temponi, mantido pela Sociedade Beneficente. O ambiente foi equipado por meio do programa “One HP & You” e dos voluntários da empresa que formam o grupo “Orion”. 

Benefícios 
O morador do bairro, João Batista, comemorou o novo Telecentro. “Vai ser muito bom, irá auxiliar os moradores que não têm computador em casa”, observou.
A facilitadora técnica geral do CRAS do Jardim das Hortênsias (Centro de Referência da Assistência Social da Prefeitura), Vânia Pizzo, destacou que o Telecentro contribuirá para a formação dos jovens que participam dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Os jovens poderão elaborar currículos, realizar pesquisas e estudar. Com certeza, o Telecentro será muito importante para eles”, ressaltou Vânia.
Ao final da cerimônia de inauguração, alunos do Centro Educacional alegraram a noite com apresentações artísticas. 

Ampliação
Pelo convênio com o Ministério das Comunicações, outros três telecentros ainda serão implantados na cidade em regiões onde existe maior demanda pelo acesso à internet e computadores, totalizando 15 espaços digitais.
Araraquara também possui o Telecentro Verde, instalado no CEC Aléscio dos Santos, no Jardim Pinheiros, proveniente do convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia.“Avançamos muito na inclusão digital, isso porque o governo federal e as empresas de tecnologia acreditam no projeto que estamos desenvolvendo em Araraquara”, finalizou o prefeito Marcelo.