Palestra gratuita reúne organizações sociais de todo o Brasil para discutir tecnologias e estratégias de transformação social

Baseado no poder do brincar, metodologia pretende mobilizar a partir de jogos e desafios coletivos

21/07/2021 - 00h01

Geral

O edital aTUAção PerifaSul, iniciativa nascida na cidade de São Paulo com o objetivo de fomentar movimentos de incentivo ao conhecimento e desenvolvimento de potencialidades de comunidades menos privilegiadas da capital do Estado, abre, nesta quinta-feira, oportunidade de interação com movimentos sociais semelhantes em todo o Brasil, com a realização online da palestra Jogos Cooperativos na Espiral do Conhecimento, com o arquiteto e urbanista Edgard Gouveia Jr. da Live Lab, que também é pós-graduado em jogos cooperativos. O evento é gratuito e aberto a representantes de comunidades e iniciativas sociais de todo o país. 

Com foco na apresentação sobre o poder do brincar e do trabalho em equipe para transcender momentos críticos, Edgard propõe ferramentas e modelos que possibilitam a ação coletiva, de maneira lúdica, a favor de mudanças reais para enfrentar desafios sociais. 

Idealizado no ano 2020 por quatro organizações parceiras na cidade de São Paulo (Fundação ABH, Fundação Alphaville, Instituto Jatobás e Macambira Sociocultural), o edital aTUAção PerifaSul promoveu capacitações, aporte financeiro, mentoria, coaching e formação de rede entre iniciativas sociais da periferia Sul da capital. 

Com os desafios impostos pela pandemia, os encontros foram adaptados e migraram para o formato virtual, com uma série de ações redesenhadas e/ou criadas pelas organizações proponentes em conjunto com os participantes. “A Espiral do Conhecimento foi pensada como um espaço de trocas de saberes para complementar o edital, construída com base nas temáticas solicitadas pelos participantes, e se consolidou como encontros virtuais de aprendizado que vão muito além do público inicialmente participante do projeto”, explica Marina Fay, da Fundação ABH. “Com o formato online imposto pela pandemia, enxergamos uma oportunidade de estender a participação para o setor como um todo. Acreditamos que conhecimento precisa ser compartilhado e queremos que essas ferramentas estejam ao alcance de um número cada vez maior de organizações de base, coletivos e idealizadores de projetos e ações de impacto social”, complementa. 

Ainda sobre a formação de redes, “é gratificante observar idealizadores e coletivos dialogando entre si, resultando em comunidades engajadas em transformar todo seu entorno. Através desta troca de saberes, que pretendemos que seja replicada e experimentada em todas as regiões do Brasil, criando pontes e estimulando muitos a desenvolverem suas potencialidades", conclui Fernanda Toledo, da Fundação Alphaville. 

A participação especial de Edgard Gouveia Jr. encerra o ciclo de encontros da Espiral do Conhecimento e convida a todos a se inspirarem e replicarem as práticas apresentadas, contribuindo com maior amplitude e escalabilidade do impacto social. Para saber mais, acesse o site do projeto (www.atuacaoperifasul.org.br).

 

Participe:

Espiral do Conhecimento apresenta:palestra Jogos Cooperativos, com Edgard Gouveia Jr.

Quando:22 de Julho, quinta-feira, das 10h às 12h

Evento online e gratuito:clique aqui para participar: https://bit.ly/2TofIL3