João Farias tenta acordo para horário do comércio aos sábados

Vereador espera que patrões e empregados cheguem a um “denominador comum”

29/09/2011 - 02h37

A polêmica em torno do projeto de lei que altera o horário de funcionamento do comércio das 17h para as 14h aos sábados em Araraquara motivou o vereador João Farias (PRB), líder do Governo na Câmara Municipal, a buscar um acordo entre os Sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio. 
João Farias apresentou a Antônio Deliza Neto, presidente do Sincomério, uma proposta que alterna o horário de fechamento aos sábados. “Estamos buscando denominador comum. Esta pode ser uma alternativa para que patrões e empregados cheguem a um acordo que contemple a todos”, afirma.
Segundo o vereador, os representantes dos trabalhadores ainda não se posicionaram. Já Deliza afirmou que vai esperar pela decisão do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que poderá vetar ou sancionar a lei antes de reabrir as negociações. Farias acredita que, com o acordo, o prefeito poderia vetar a lei e a questão seria resolvida entre patrões e empregados.
Antes mesmo da aprovação do projeto, de autoria do vereador Serginho Gonçalves (PMDB), Barbieri já havia tentado mediar, sem sucesso, um acordo entre as partes. O prefeito declarou que ainda aguarda parecer da Secretaria de Negócios Jurídicos para decidir se veta ou sanciona a lei. O prazo final é 6 de outubro.