Chediek pede que gerência de concessionária de linha férrea conserte trecho perigoso

Vereador retornou a trecho comprometido dos trilhos e demonstra preocupação com acidentes

29/09/2011 - 02h39

O vereador Elias Chediek (PMDB) retornou ao Jardim das Hortênsias para mostrar a uma equipe de televisão, as condições precárias que se encontra um trecho da linha ferroviária que passa pelo bairro, além da quantidade de lixo que é despejada pela população ao lado dos trilhos.
Na semana passada Chediek fez uma visita ao bairro, atendendo chamado de moradores. 
Ele foi, na verdade, constatar a situação do barulho causado pelas composições, e acabou encontrando um problema preocupante na linha férrea, com a ausência de muitos dormentes, que apodreceram com o tempo e não foram repostos, grampos e parafusos totalmente soltos, além de muito lixo jogado às margens da ferrovia. Um trecho da linha sofreu rebaixamento, pois acabou ficando sem o lastro de pedras, que foi substituído por terra trazida pelas chuvas. 

Um monte de parafusos a menos

O número de parafusos que faltam para prender os trilhos é muito grande, na verdade, bem mais da metade deles não são mais vistos onde deveriam estar. Fica o temor para quem observa a situação, de que o acidente ali é iminente. No momento em que grava entrevista para a televisão, passou uma composição, esta com os vagões vazios. E mesmo assim há muita movimentação nos dormentes. Pior deve ser quando os vagões passam carregados, o que ocorre várias vezes ao dia.
Chediek já encaminhou ofício à gerência da concessionária que opera a linha férrea, mostrando a preocupação com o risco de acidentes, e pedindo que seja melhorada a condição da linha férrea no local. O vereador já havia procedido da mesma forma no ano passado, em relação ao trecho da mesma linha na Vila Standard, paralela a Avenida Padre Manoel da Nóbrega. Na ocasião, as condições foram melhoradas, com a troca ou colocação de dormentes, melhor fixação dos trilhos, e até substituição de pedaços de trilhos que apresentavam visível fratura.
Chediek tem a plena convicção que a concessionária do serviço ferroviário tomará, novamente, as medidas cabíveis para a correção dos problemas. 

Muito lixo

Outro ofício seguiu para a Prefeitura de Araraquara, pedindo a limpeza do local, e colocação de placas e sinalização pedindo para que não seja jogado lixo. A maior parte do lixo é de produtos que podem ser levados pelo serviço de coleta de lixo doméstico. A outra parte é de entulho de construção. Há até móveis. E tudo isso muito próximo das residência, o que deve causar incômodo aos moradores.
Chediek chama a atenção para a presença de uma pequena lagoa nas proximidades. “Aquela lagoa é um afloramento do Aquífero Guarani. Poluentes nas proximidades podem contaminar esta água”, destacou.