Integrantes do Conselho do Meio Ambiente são empossados

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/09/2011 - 02h48

Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Araraquara foram empossados pelo prefeito Marcelo Barbieri, na terça-feira (27).O Comdema é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem como função prestar assessoramento local, paritário, consultivo e deliberativo em assuntos referentes à gestão ambiental em Araraquara.
“Os novos integrantes fortalecem o Comdema, contribuindo para que a cidade avance ainda mais nas práticas ambientais e desenvolvimento de políticas públicas na área”, observou o prefeito.
O Conselho é composto por 16 titulares e suplentes, representando poder público e sociedade civil, com mandato de dois anos, prorrogável pelo mesmo período.
O secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozi, afirmou que a presença do Comdema é importante para o desenvolvimento das atividades da Secretaria. “A expectativa é que Comdema continue nos ajudando, participando das reuniões e acompanhando as ações da Secretaria nessa nova etapa do meio ambiente em Araraquara”, ressaltou.
Marcelo destacou o trabalho de Genê Catonozi e sua equipe desde a criação da Pasta na atual administração. “Tivemos avanços concretos nas questões ambientais que se materializam com os Prêmios Município Verde Azul em 2009 e 2010, e também com a conquista, em 2010, do Prêmio Franco Montoro pela Bacia Tietê-Jacaré com a recuperação dos mananciais”, afirmou o prefeito.

Ações

Em Araraquara, já foram recuperados desde 2009, com o plantio de 119 mil árvores, o Córrego do Tanquinho, Córrego do Vieira, Água Branca e Chácara Flora, e teve início a revitalização dos35 km do Ribeirão das Cruzes.
A Secretaria de Meio Ambiente também desenvolve projetos de educação ambiental com adultos e com os alunos da rede municipal de Ensino através da Cartilha Ecológica, implantada por meio de parceria com a Secretaria de Educação.
“As atuações da Secretaria de Meio Ambiente e do Comdema são necessárias para conscientizar a população sobre as questões ambientais. Cuidar do meio ambiente deve ser uma parceria entre poder público e sociedade civil”, ressaltou Marcelo.