Araraquara sedia em novembro Caravana da Acessibilidade

Evento no Sesc buscará sensibilizar população sobre a prática dos direitos das pessoas com deficiência

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/09/2011 - 02h51

No próximo dia 12 de novembro, Araraquara sediará, no Sesc, a 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que envolverá várias secretarias municipais e entidades ligadas a pessoas com deficiência, para debater a questão no município em âmbito regional. 
O anúncio foi feito nessa quarta-feira (28), no Paço Municipal, pelo vice-presidente da UVB - União dos Vereadores do Brasil -, e diretor da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Luis Mário, o Marinho, em reunião com diversos representantes do governo do prefeito Marcelo Barbieri e entidades do setor, e de outros segmentos da cidade. 
De acordo com Marinho, a proposta da Caravana é “debater e conscientizar” a sociedade em geral sobre os direitos a todo tipo de acessibilidade das pessoas com deficiência. 
Para o prefeito Marcelo, "Araraquara vive um momento importante, de fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência". “A Caravana da Acessibilidade será muito bem recebida e terá todo o apoio da Prefeitura”, ressaltou Marcelo.  
“É importante que a as leis que beneficiam os deficientes saiam do papel e passem a valer em todo o Estado de São Paulo”, reiterou Luis Mário, durante o encontro no Paço. 
Marinho elogiou as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, a partir da instalação da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Com Deficiência (AePCD), e destacou que Araraquara compõe o grupo dos dez únicos municípios do Estado a integrar a Caravana. 
O vereador e diretor da Uvesp, Elias Chediek, também destacou os investimentos em acessibilidade feitos pelo prefeito Marcelo, como a instalação da AePCD (cuja sede fica na Rua Carvalho Filho, no Centro da cidade), entre outros avanços. 

Integração

O secretario de Governo, Luiz Zaccarelli, enfatizou que todas as secretarias municipais estarão envolvidas com a Caravana, no Sesc. 
Também participaram da reunião, no Paço, representantes da Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara), APAE, Para D.V. (entidade que atende a deficientes visuais na cidade), Instituto dos Cegos Santa Luzia, AAEE (Associação de Atendimento Educacional Especializado) e Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências), além de CTA e Acia - Associação Comercial e Industrial de Araraquara.
Pela Prefeitura, participaram também a assessora especial para Pessoas Com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues; os secretários José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social) e José Antonio Spera (Comunicação); e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Administração, Desenvolvimento Urbano, Habitação e Agricultura. 
Criada em 2010, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania é uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Uvesp e Rede Lucy Montoro, e apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Prefeituras e Câmaras Municipais.
Além de Araraquara, integram a Caravana as cidades de São Paulo, Piracicaba, Olímpia, Mogi das Cruzes, Catanduva, Lençóis Paulista, Assis, Itapetininga e Pariquera Açu.