Adalberto Roxo e Parque Gramado podem receber creches

Prefeito Marcelo Barbieri protocola, no governo do Estado, pedido para a construção de novas unidades em Araraquara

29/09/2011 - 02h53

O prefeito Marcelo Barbieri entregou, nessa quarta-feira (28), ao secretário de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo, o pedido oficial para a construção de duas novas creches nos bairros Adalberto Roxo e Parque Gramado, dentro do Programa Paulista de Creche, lançado nessa segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin.
“Estamos trabalhando para atender à grande demanda desses bairros e o Governo do Estado está disposto a nos apoiar, oferecendo uma educação de qualidade e dando a oportunidade para que as mães possam trabalhar com tranquilidade. Um dos critérios para a escolha das cidades é o índice de mulheres trabalhando, e Araraquara tem um grande número de mulheres no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri. 
O programa de novas creches do governo do Estado será desenvolvido por meio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e prevê, até 2014, a construção de mil unidades em todo o Estado. A iniciativa funcionará por meio de transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.
Caberá à administração municipal a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras.
Os edifícios atenderão aos padrões de sustentabilidade e acessibilidade previstos na legislação. Os projetos adotam o aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.

Ações da Prefeitura
O prefeito Marcelo Barbieri já entregou dois novos CERs (Centros de Educação e Recreação) nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. Outros três estão sendo construídos nos bairros Jardim Iedda, Altos de Pinheiros e Indaiá. A Prefeitura também já realizou a reforma ou ampliação de diversas unidades, entre elas os CERs dos bairros Maria Luiza, Jardim Brasil, Iguatemi, Cecap, Santa Lucia e Paraíso. Hoje a cidade conta com 37 unidades de educação infantil. Com as duas novas creches e as três já em construção pode chegar a 42 unidades.