31/08/2021 - 19h16
Cidade
Com o objetivo ampliar a integração ao programa social Territórios em Rede, a Prefeitura realizou na segunda-feira (30) capacitação aos professores e monitores que atuam nas Escolinhas de Esportes, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O evento ocorrido no auditório do Sesi na Vila Xavier seguiu os protocolos sanitários do Comitê de Contingência do Coronavírus.
A gestora do programa Territórios em Rede, Celina Garrido, abordou os programas estruturantes nos seis territórios de maior vulnerabilidade social (Valle Verde, Hortênsias, Parque São Paulo, Cruzeiro Sul, Cecap e São Rafael), a rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o universo de 15.451 famílias que se encontram em dificuldades diante da crise mundial causada pela pandemia do Coronavírus.
“Nosso maior desafio é estabelecer a rede dos Territórios e somar forças com o esporte, a cultura, a saúde e a educação. O olhar social do professor que atua nos bairros pode transformar para melhor a vida dos jovens”, afirma a gestora.
Estatísticas, relatórios, benefícios do Cadastro Único e a formação de um protocolo para atendimento dos jovens foram temas expostos e debatidos entre a gestora, o gerente das Escolinhas de Esportes, Júlio Cezar Invenzioni Alexandres, os educadores físicos e monitores.
O professor de futebol Renato Augusto Gibin avaliou positivamente a capacitação. “Uma integração importante e com certeza nosso trabalho fluirá com mais estrutura no atendimento aos jovens”, destacou.
A professora voluntária Denise Dorce, que atua na ginástica artística, também ressaltou os benefícios da integração do esporte ao programa social. “A ginástica tem ponto fixo no Cear, mas nós recebemos alunos de todos os bairros, por isso a integração e o conhecimento do quadro social são fundamentais”, resumiu.