FIDA apresenta debate que traz reflexões sobre os papéis desempenhados pelos gêneros masculino e feminino no Samba-Rock
21/09/2021 - 23h01
A live “Mulheres na condução” é um dos destaques na programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 19h30, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. A atividade é gratuita e não é necessária inscrição prévia – basta acessar o canal e participar.
A proposta da live é trazer um debate e reflexões a respeito dos papéis desempenhados pelos gêneros masculino e feminino na dança de salão especificamente dentro do Samba- Rock. A atividade conta com a participação de: Camila Camargo, Anna Paula Crus Full e Luzinete Silva, com a mediação de Sabrina Kelly.
A condução é uma das principais características explorada da dança a dois e tradicionalmente é uma proposição de movimentos ou silêncios em que geralmente o homem faz para a Dama que a acata e responde de forma personalizada, influenciando as conduções seguintes e estabelecendo uma comunicação que se mantém durante toda a dança. A questão é: podemos romper esta estrutura tradicional da dança de salão: Cavalheiro conduz a Dama?
Na mudança de palavra para condutor ou conduzido (trazendo a questão de gênero) continua ainda a visão do homem X mulher? Na visão social a dança de salão é machista? Como as mulheres se sentem em ter que ser conduzida?
O que a dança de salão insiste em manter, por vezes na desculpa de ser uma tradição, é mais um meio de domínio masculino ou de uma reprodução dele?
Vale lembrar que a programação do FIDA na quinta-feira (23) apresenta também: projetos transartísticos selecionados por edital (18h) e Mostra de Videodança “O Mundo em evidência pela Videodança” com apresentação de Denise Matta (20h30).
Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, em www.araraquara.sp.gov.br/fida2021
Confira as convidadas da live “Mulheres na condução”:
Camila Camargo - nasceu em uma família que dança Samba Rock e carrega no corpo, alma e no coração esta herança cultural. Desde pequena faz aulas de Ballet Classico e hoje é certificada pela Royal Academic Of Dance e formada em Comunicação Social. Em 2016 criou o projeto Samba Rock Mulheres e resgatou o valor e a importância das mulheres na cena do Samba Rock. O Projeto já conta com 12 edições e já transformou a vida de mais de 2.000 mulheres. Com seu parceiro de vida, Marquinhos Penteado, realizou diversos eventos, aulas e projetos voltados para a propagação do Samba Rock em todo Brasil. E nesta trajetória de 12 anos juntos, construíram sua própria Escola de Dança - Sirius Escola de Dança no Butantã.
Anna Paula - Desde muito pequena mostrou prazer em dançar. Ministra aulas de Samba-Rock desde 2000 e aulas de dança de salão desde 2006.No ano de 2000,iniciou sua carreira passando de bolsista a parceira do professor Moskito, dando aulas no espaço de Jaime Arouxa e Celso Vieira,entre outros, fixando- se assim no Espaço de dança Andrei desde 2000. Participou de gravações de videoclipes, DVD com o Clube do Balanço, grupo Pixote e Art Popular. Em 2005 começou a desenvolver técnicas de Samba Rock para mulheres(mulheres que dançam)para que elas pudessem ter mais desenvoltura e mostrar sua sensualidade escondida, abrilhantando ainda mais esta dança, que ainda é vista como machista.
Luzinete Silva - Dançarina Independente e também do Grupo Gestus e Grupo Embalanço, especializada em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA), Suplente na Cadeira de Dança dentro do Conselho De Cultura de Araraquara-SP e professora em professora em projetos sociais.
Sabrina Kelly - Bailarina profissional (DRT. Bailarina: 473), professora, coreógrafa e proprietária do Studio de Dança ZambaBem. Formada em educação física, iniciou seus estudos em dança no ano de 1986, se especializando nas áreas de Dança Afro, Street Dance, Dança Contemporânea, Samba e Samba Rock. Iniciou seus trabalhos com a linguagem Samba Rock no ano de 2008, no Centro de Referência Afro Mestre Jorge de Araraquara/SP, sendo a primeira professora a dar aula de Samba Rock em projeto social pela prefeitura do município. Bailarina do grupo Gestus desde 2000 e Gestora do Programa Oficinas Culturais Municipais de Araraquara desde 2016. Hoje, atua na Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara como Gestora do Programa Oficinas Culturais (desde 2016), além de trabalhar como assistente de produção do Grupo Gestus.
SERVIÇO:
FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara apresenta live “Mulheres na condução” (samba-rock)
Local: canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube
Data: 23 de setembro
Horário: 19h30
Grátis
Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021