Prefeito assina convênio para projeto Bom de Nota, Bom de Bola

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/10/2011 - 02h29

A Prefeitura de Araraquara, por meio das Secretarias Municipais da Educação e Esportes e Lazer, firmou convênio com a Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) para implementação do projeto Bom de Nota, Bom de Bola que contemplará 360 alunos de três Centros de Educação Complementar (CECs).
Durante o ato solene realizado no Paço Municipal, na quinta-feira (29), o prefeito Marcelo Barbieri elogiou o programa social da Associação Pró-Esporte apresentado pelo presidente Eduardo Zanello de Paula e Silva. Marcelo agradeceu também a Companhia de Bebidas Ipiranga, patrocinadora do projeto. 
“O programa tem por objetivo formar cidadãos de caráter e vem ao encontro do nosso trabalho desenvolvido em nossas Escolinhas de Esportes, que atende cerca de 8 mil alunos, e tem como foco a disciplina e o respeito. Os alunos desta faixa etária, de 7 a 14 anos, merecem toda nossa atenção e com as aulas de futebol e vôlei estaremos contribuindo com a educação e com a vida desses jovens”, enfatizou o prefeito.
O secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho, disse que os investimentos na estrutura física dos prédios escolares; aquisição de equipamentos tecnológicos, como computadores e lousas digitais; e coberturas nas quadras esportivas atraem empresas sérias que cumprem a responsabilidade social. 
“As nossas secretarias da Educação, Esporte e Cultura estão unidas em torno do sucesso deste programa, que irá contemplar os alunos do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos, Piaquara e Fundecitrus”, informou o secretário.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, a parceria com Companhia de Bebidas Ipiranga vem proporcionando o regate do futebol amador com a promoção da Copa kaiser de Futebol, nos dois últimos anos, e agora irá contemplar os alunos da rede municipal com um programa social fundamental na formação dos jovens.
De acordo com a explanação do presidente Eduardo Zanelo, o programa que já contemplou mais de dez mil alunos em cinco cidades, inclusive em  Ribeirão Preto e Mococa, tem por objetivo promover o desenvolvimento socioeducativo e estimular a autoestima dos jovens por meio do ensino esportivo e da prática de ações culturais.
O secretário de Esporte e Lazer adiantou que os 360 alunos, 120 de cada CEC, terão aulas nas dependências do antigo Estrela FC em horário oposto à jornada escolar. A previsão de início é para a segunda quinzena de outubro. 
As inscrições serão realizadas pelas diretoras dos CECs, nas próprias unidades de ensino onde os jovens frequentam as aulas complementares. A APEC contratará Pedagogo, Educador Físico e estagiários, além de fornecer uniforme completo e lanche. A coordenação do projeto é da Secretaria de Esportes, que vai fornecer todo o material para as atividades.
O projeto tem duração de doze meses e segue o calendário escolar com avaliação paralela das notas em ambas as atividades escolares e esportivas. Se o aluno tirar notas baixas e tiver faltas nas aulas complementares corre o risco de perder vaga no esporte.