Distrito comemora com ato cívico 113 anos de fundação

Bueno de Andrada surgiu com inauguração da Estação Ferroviária Itaquerê, em 1º de outubro de 1898

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/10/2011 - 02h39

Um ato cívico a partir das 8h30 deste sábado, dia 1º de outubro, marcará os 113 anos de fundação do distrito araraquarense de Bueno de Andrada. A Banda Marcial Olavio Fellippe Dragões de Araraquara, do Fundo Social de Solidariedade, e o Tiro de Guerra de Araraquara serão algumas das atrações. 
À tarde, das 16h às 19h, haverá o show Samba na Praça, com apresentações do grupo Samba de Bamba e do cantor Juninho Barros, entre outras atrações. 
Durante as solenidades desta manhã, o prefeito Marcelo Barbieri sancionará a lei que instituiu o Hino do Distrito de Bueno de Andrada. Aprovado no último dia 20, pela Câmara Municipal, o hino tem letra de Sergio Rossetti, o Sérgio Poeta, e  música de Araquém Paiva Ferreira, ou Araquem Petros. 
Em 2010, durante a primeira cerimônia oficial de fundação, o prefeito Marcelo destacou as diversas melhorias já realizadas pelo seu governo no distrito. Segundo Marcelo, Bueno hoje é conhecido por sua vocação gastronômica e a produção de hortifrutis dos assentamentos rurais. 
O prefeito ressalta a importância do distrito para Araraquara e afirma que obras como o programa gratuito Internet Para Todos e a instalação da banda larga na EMEF Eugênio Trovatti, junto com a reforma física da escola e a instalação do Telecentro, na Estação, “tiveram foco especial na acessibilidade”.
Marcelo também citou com destaque a entrega da Base Comunitária da Polícia Militar, a pavimentação de ruas, as melhorias na iluminação pública e no Centro Comunitário, e a construção do novo prédio para a Saúde.

Ascensão
De acordo com o subprefeito de Bueno de Andrada, Marcelo Lopes, atualmente a Prefeitura constrói, na praça central, sanitários públicos feminino e masculino, e sanitários com acessibilidade a portadores de deficiência. 
Lopes reafirma que, em menos de dois anos, o prefeito Marcelo já atendeu a uma série de demandas de Bueno, “há décadas reivindicadas pela população”. 
Além das tradicionais coxinhas douradas, o Festival Delícias do Milho e o Festival do Pastel & Caldo de Cana, ambos realizados com apoio da Prefeitura, já transformaram Bueno em um centro gastronômico turístico regional, segundo o prefeito Marcelo.  
O prefeito destaca ainda a importância da produção de hortifrutis dos assentamentos, que ajuda abastecer a rede escolar, diversas entidades sociais e o Restaurante Popular de Araraquara.

Histórico
A história de Bueno de Andrada teve início com a inauguração da Estação Ferroviária, em 1898, e, desde o ano passado, o prefeito Marcelo determinou que a data passasse a ser oficialmente comemorada.
O distrito leva o nome de um ex-diretor da ferrovia, foi criado em 1º de outubro de 1898, conforme relatórios da antiga EFA - Estrada de Ferro Araraquara (1898-1971), posteriormente Fepasa – Ferrovia Paulista S.A. (1971-1998), e teve inaugurada a Estação com o nome Itaquerê. Hoje, a ferrovia é utilizada pela ALL - América Latina Logística.