Transporte para deficientes completa dez anos

01/10/2011 - 02h41

Em outubro deste ano, a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) comemora os 10 anos do serviço de transporte para pessoas deficientes, que teve início com a van adaptada que ainda circula pela cidade.
Hoje o serviço foi ampliado e a empresa conta com mais dois micro-ônibus e quatro ônibus. Neste mês, irão chegar mais dez ônibus novos com elevadores. 
A Viação Paraty, permissionária do transporte coletivo, também possui um micro-ônibus adaptado.
Com isso, o serviço prestado pelas empresas do transporte coletivo abrange mais de 90% da cidade, com um total de 400 passageiros por mês.
O motorista Álvaro Augusto Seixas dirige a van desde o início das operações. O total de quilômetros rodados por ele daria para ir até a Lua. Seixas é testemunha da mudança na vida das pessoas que passaram a utilizar o serviço.
“Um dos meus primeiros passageiros foi conhecer o centro da cidade, para o tratamento de fisioterapia, somente aos 21 anos de idade. O impacto ao conhecer os prédios do centro foi tanto que ele passou a me chamar de anjo”, revela emocionado. 
Seixas foi escolhido para dirigir a van pelo histórico de tratamento dispensado aos passageiros, um requisito fundamental para a prestação do serviço. “No começo, a equipe da CTA saía de bairro em bairro procurando pessoas que precisavam do atendimento. Encontramos muita gente vegetando sem condições de se deslocar. Nestes dez anos vi outra realidade e aprendi muitas lições de vida”, afirma.
O setor responsável pelo serviço é o Serviço Social. A assistente social Marisa Inês Brandão de Paula é quem comanda a equipe do Serviço Social da empresa, formada por sete motoristas e uma auxiliar.
Segundo ela, o transporte especial deu oportunidade de emprego e trabalho para 40% dos passageiros. O restante utiliza o serviço para trata­mento médico e de fisioterapia.
Atualmente são 260 passageiros cadastrados, sendo que 80% deles utilizam regularmente o transporte. Na média mensal, os quatro veículos circulam 14 mil km e realizam 2.150 viagens.
A assistente social também participa da equipe multidisciplinar que avalia a gratuidade de passageiros com problemas de saúde e/ou sociais, juntamente com o médico e as diretorias administrativa e jurídica.

Números dos 10 anos da van
Usuários: 17.027
Viagens: 34.054