Projeto De Olho no Diabetes atende cerca de 4 mil pessoas

Parceria é formada por Uniara, CBEO, Gaida e Prefeitura

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/10/2011 - 02h22

Os alunos do curso de Enfermagem, Medicina e Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara participaram do Projeto “De Olho no Diabetes", que visa a prevenção da cegueira causada pela doença. Cerca de 4 mil pessoas foram atendidas no evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Especialidades Oftalmológicas – CBEO, pelo Grupo de Apoio ao Indivíduo com Diabetes de Araraquara – Gaida e com o apoio da Prefeitura Municipal.
O projeto, que aconteceu das 9 às 16h, no Ginásio de Esportes do Sesc,ofereceu gratuitamente à população diversos exames e orientações. Um mutirão de profissionais da área de saúde realizou exames em pessoas com diabetes e em indivíduos com peso acima do ideal ou com idade superior a 40 anos.
Os alunos do curso de Enfermagem da instituição realizaram exames de sensibilidade dos pés para evitar amputação dos membros. Em treinamento ministrado aos alunos do curso, Silvia Cavalheiro, integrante do Gaida e doutora em atenção farmacêutica e educação em diabetes, alertou que a falta de sensibilidade no pé de quem tem diabetes pode levar à amputação do membro. “85% das amputações são preveníveis”, afirmou.
Os estudantes de Nutrição da Uniara colaboraram oferecendo orientações nutricionais, com dicas de dieta para diabéticos e para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Outras atividades, como pesagem e medição corporal, também foram oferecidas pelos alunos.
Já os alunos do curso de Medicina da Uniara, coordenados pela Liga de Oftalmologia,  realizaram exames gratuitos de fundo de olho e de acuidade visual. De acordo com Rodrigo Borgo, diretor geral da entidade, “a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira no mundo”.
Ele explica que, a partir do diagnóstico positivo, as pessoas foram encaminhas diretamente para tratamento no serviço público de saúde, já com consultas e exames agendados. “O evento foi um sucesso; todas as pessoas saíram de lá satisfeitíssimas. Além da oportunidade de presenciar um grande projeto comunitário, os alunos também puderam ajudar com um gesto de solidariedade”, afirmou Borgo.