Feira do Território retorna no próximo final de semana

Objetivo é oferecer um espaço para os empreendedores comercializarem seus produtos e também para que os moradores possam conhecer a diversidade de negócios que é possível de realizar no...

07/12/2021 - 00h53

Cidade

A Feira do Território – lançada pela Prefeitura de Araraquara em dezembro de 2019 – está de volta à programação da cidade com três edições no próximo final de semana, contemplando as regiões do Cecap/Oitis, no dia 11, das 09 às 16 horas; Hortências, dia 11, das 17 às 21 horas; e Valle Verde, dia 12, das 9 às 16 horas.

O evento funciona como um espaço para os empreendedores dos bairros comercializarem seus produtos e também para que os moradores possam conhecer a diversidade de negócios que é possível realizar no próprio território. Participam empreendedores autônomos, MEI ou grupo de economia solidária como artesanato, alimentação, bazar, entre outros.

A Feira do Território surgiu em uma articulação do programa Território em Rede e também do diálogo com a Feira do Produtor Rural. “Retomar o programa Feira do Território é de grande importância, pois é uma estratégia importante de desenvolvimento local para juntar os empreendedores criativos dos bairros ligados ao Territórios em Rede, que são bairros com maior vulnerabilidade social e proporcionar a comercialização por pessoas dos próprios bairros. A ideia é consumir de quem mora no bairro e gerar oportunidades aos pequenos produtores”, explica Camila Capacle, coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Além de ser um espaço de venda (sem a necessidade de loja física), as feiras são um espaço de troca de experiências, de network, de divulgação dos trabalhos e, que têm movimentado bastante a economia da cidade, gerando mais renda, melhorando a economia e diversificando mais o setor da economia criativa. A atividade proporciona que o produtor do bairro venda sua mercadoria, seu produto e seus serviços no seu próprio “território”. Assim, o público das três feiras de dezembro pode esperar por produtos de: artesanato, alimentação e bazar.

A programação terá início no sábado (11), das 09h às 16h, na região do Cecap/Oitis. A atividade, que contará com artesanato, praça de alimentação e música ao vivo (das 11h às 15h) será realizada na Praça Dr. Tancredo de Almeida Neves, que fica na Av. Domingos Ferrari Júnior, Cecap.

No mesmo dia, das 17h às 21h, a Feira do Território chegará à Praça do Hortências, na Rua Engenheiro Marco Antônio Dentilho (rua sem saída), na quadra entre a ESF "Dr. José Nigro Neto" e a Área de Lazer “Elisandro Antônio Bitencourt Hildo – Xaxá”. As atividades oferecidas serão artesanato, praça de alimentação e música ao vivo (das 11h às 15h).

No domingo (12), das 09h às 16h, a feira marcará a inauguração do Quilombo Rosa, na Av. Lázaro Machado, 1150, no Residencial Valle Verde, onde será realizada uma solenidade com a presença do prefeito Edinho. Haverá artesanato, praça de alimentação, música ao vivo (das 11h às 15h). A obra do Quilombo Rosa foi escolhida como investimento prioritário do governo na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo (OP). O local terá área de lazer e espaço voltado a cursos para geração de trabalho e renda para as mulheres da região norte de Araraquara, dentro das áreas de cooperativismo e economia criativa e solidária.