Na tarde desta quarta-feira (08), a Prefeitura de Araraquara realizou uma operação na Rua Ettore Berti, na região do Residencial Village, com o objetivo de detectar veículos que estivessem transportando resíduos sólidos fora das normas e descartando irregularmente na via pública. A novidade dessa ação foi a utilização de dois drones para fiscalização e mapeamento da área.
A força-tarefa contou com o trabalho da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e também da equipe do Meio Ambiente.
Ao todo, a ação desta sexta realizou nove orientações de resíduos sólidos, duas notificações ambientais e 100 panfletagens referentes aos bolsões.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, falou sobre essa tecnologia que vai fortalecer as ações da Prefeitura. "Temos dois drones em ação. Estamos aqui e ao mesmo tempo acompanhando a um quilômetro e meio daqui, onde existe um descarte muito grande. Esse lugar é um dos pontos onde todos passam e estamos parando todo mundo, orientando todas as pessoas, e vamos continuar esse trabalho toda semana, mudando o dia, mudando o horário, em várias regiões da cidade. Isso tem dado uma repercussão muito grande", analisou.
Alexandre Pomponi, coordenador de Segurança Pública de Araraquara, falou sobre esse recurso, que será utilizado nas próximas ações. "O drone é um diferencial. As operações são contínuas em diversos bairros. Neste local estamos com vistas nos veículos que transportam resíduos para a região do Maria Luiza, inclusive é uma área de despejo em que ainda não conseguimos coibir. O drone é uma ferramenta importante que consegue captar uma ampla área de atuação para podermos captar imagens e acompanhar. Se o drone flagrar um ato de despejo, a viatura imediatamente se deslocará ao local para dar o flagrante", explicou.
Quem passava pelo local e elogiou a iniciativa da Prefeitura foi Luís Augusto Manzolli Ramalho, consultor de vendas, que falou sobre a situação. "Todo dia pegamos entulho, pneus e outros resíduos na beira da estrada do nosso sítio. Temos uma represa, uma reserva, e todo dia temos que brigar com pessoas que descartam irregularmente. Por isso acho bem importante esse trabalho de conscientizar a população para utilizar os bolsões, que é algo muito simples", apontou.
Vale destacar que o descarte ilegal prejudica o meio ambiente e a saúde da população, já que facilita criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. Para mais informações sobre os pontos de entregas de entulhos de Araraquara, acesse o link: daaeararaquara.com.br/pontos-de-entregas-de-entulhos/.