Selo Postal: Um convite à construção do conhecimento

23/04/2011 - 16h38

As mudanças econômicas e sociais, pelas quais passa o Brasil, motivaram o Ministério da Educação e Cultura – MEC a instituir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), contendo orientações e sugestões de planejamento das atividades escolares, da reorganização dos currículos e dos métodos aplicativos, visando mudar as práticas na sala de aula e incentivar o aluno a construir o conhecimento a partir de sua própria experiência.

Nos PCNs estão incluídos os temas transversais que têm o propósito de aproximar o conhecimento escolar da realidade social e das comunidades, mediante a abordagem de assuntos relativos à ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. Estes conteúdos ajudam na formação do aluno-cidadão. Levam-no a conhecer, praticar e construir valores. Permitem gerir o próprio comportamento e capacitam-no a fazer suas escolhas de maneira consciente.

O estudante não é mais considerado um futuro cidadão e, sim, um cidadão do presente, bastando para isso que lhe sejam oferecidas oportunidades na própria escola. O exercício da cidadania que é a capacidade de intervir e transformar a realidade, deve-se ao acúmulo de conhecimento e à diversidade de fontes. Neste sentido, destaca-se o selo postal como fonte de conhecimento, que pode ser utilizada nas mais diferentes áreas, em qualquer contexto e faixa etária.