Dia do Brincar será apresentado em congresso internacional

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/10/2011 - 02h39

O Dia Municipal do Brincar, realizado anualmente em Araraquara no mês de maio, será apresentado no 12º Congresso Internacional de Brinquedotecas: “A Brinquedoteca de Hoje em Dia”, entre os dias 11 e 15 de outubro, em São Paulo, no Memorial da América Latina.
Segundo a coordenadora do projeto, Lucy Alves Correia, no dia 14, em uma das mesas redondas do Congresso serão apresentados os resultados obtidos com a realização do Dia Municipal do Brincar.
“Participar do Congresso apresentando esse projeto é uma realização profissional e pessoal, que só se tornou possível em razão do apoio do prefeito Marcelo Barbieri e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, que acreditaram no projeto e no resgate das brincadeiras da infância”, afirmou Lucy.
Esta é a primeira vez que o encontro internacional é organizado na América, as edições anteriores aconteceram na Europa, Ásia, África e Austrália, a cada três anos. 

Dia do Brincar 


Instituído pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2009, o Dia do Brincar é resultado de uma lei municipal, aprovada em 2008, de autoria do então vereador e, hoje, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani. O evento tem como objetivo o resgate das brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha, jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, peteca entre outras.
A primeira edição do evento aconteceu em 2009 e reuniu 2.500 pessoas. Em 2010, cerca de 10 mil pessoas participaram das brincadeiras. Já em 2011, aproximadamente 11 mil pessoas prestigiaram o Dia Municipal do Brincar, no Parque Infantil.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em conjunto com o Núcleo de Brinquedotecas de Araraquara.