Projeto teve início em novembro do ano passado; serão plantadas mais 2.227 mudas
Fotógrafo: Leila Penteado
10/02/2022 - 21h12
Cidade
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de fevereiro, às 8h30, o plantio de 2.227 mudas de árvores, entre nativas e frutíferas por meio do projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, instituído pela lei 10.050 de 15 de setembro de 2020 de autoria do então vereador e atual secretário da Pasta, José Carlos Porsani.
O projeto teve início em setembro de 2020 e está sendo desenvolvido nas proximidades da Avenida Fernando Bazolli, na região baixa do Jardim Igaçaba, na zona norte de Araraquara.
O projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore” consiste no plantio de uma muda de árvore a cada nascimento de uma criança no município de Araraquara, como incentivo à disseminação da ideia de preservação do meio ambiente.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destaca que a iniciativa também integra as ações de recuperação da área de preservação permanente (APP) de trecho do Córrego do Ribeirão das Cruzes. “O projeto se soma a outros esforços que a nossa Secretaria vem fazendo para recuperar as APP´s da cidade”.
Porsani explica que, ao todo, serão plantadas nas duas etapas 3.496 mudas, que correspondem às crianças nascidas no período de setembro de 2020 a dezembro de 2021. “O objetivo principal do projeto é sensibilizar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente através do plantio de árvores”.
Segundo o secretário, os recursos necessários para atender às despesas com a execução desta lei serão obtidos mediante doações, campanhas, parcerias com instituições da sociedade civil organizada, com a iniciativa privada ou com as organizações não governamentais, sem acarretar ônus para o Município.
“Na primeira etapa contamos com o apoio das empresas amigas do Meio Ambiente, Grupo São Martinho - Usina Santa Cruz e a empresa Poty Cia de Bebidas, enquanto que nesta nova etapa a nossa parceria será a ADN Construtora e Incorporadora, juntamente com o Grupo São Martinho - Usina Santa Cruz”. Ele reforça que as empresas ficarão responsáveis pelo manejo da área. “O local será cercado e essas empresas deverão cuidar da área pelos próximos três anos, garantindo assim o desenvolvimento dessas mudas”, explica.