Generais do Exército visitam Tiro de Guerra de Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/10/2011 - 02h18

O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, na tarde dessa quinta-feira (6), em Araraquara, o general do Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste e o general de Divisão, Sebastião Peternelli Junior, comandante da 2ª Região Militar. A visita foi em razão das comemorações dos 100 anos do Tiro de Guerra 02-002.
No TG, o prefeito Marcelo, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), os generais e comitiva foram recebidos pelo 2º Tenente Sérgio Henrique Drummond, delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Araraquara; pelo Subtenente Israel Gargioni, Chefe de Instrução do TG 02-002 e pelos atiradores da turma de 2011.
Marcelo agradeceu a presença dos generais na cidade e destacou a importância do TG para a formação dos jovens. O prefeito agradeceu ainda o carro de combate, presente do Exército Brasileiro ao TG, que compõe o Monumento do Centenário, inaugurado em 10 de setembro.“Foi com grande carinho que recebemos esse presente, não só para o TG, mas para toda a cidade, pois agora temos mais um ponto turístico em Araraquara”, ressaltou o prefeito.
O general Adhemar destacou a emoção em conhecer um Tiro de Guerra centenário. “Uma cidade que tem um TG tem que preservar essa história, aqui é, de fato, uma escola de civismo e cidadania”, disse.
Aos atiradores da turma atual, o general registrou a importância do período que passam no TG. “Este é o momento em que deixam de ser crianças e se tornam homens.” O general também agradeceu a presença dos ex- atiradores, como Dário Gonçalves, da turma de 1937.
O general Adhemar elogiou a preservação do patrimônio do TG. “Temos um Tiro de Guerra digno em Araraquara, nem todos os prefeitos, que são os diretores dos TGs, entendem isso, mas o prefeito Marcelo tem uma visão privilegiada sobre a importância do TG para Araraquara”, ressaltou.
Desde o início do governo do prefeito Marcelo Barbieri, a Prefeitura já realizou diversas melhorias nas dependências do TG como reforma dos telhados, parte elétrica, compra de 100 novas carteiras, arquibancadas para a quadra de esporte, rampa de acesso ao pátio de instruções e pintura geral.
Já o subtenente Israel comentou sobre as atividades do TG, especialmente sobre as campanhas de solidariedade que os atiradores participam.
Ao final do encontro, os generais e comitiva conheceram o Monumento do Centenário, na parte externa da sede do Tiro de Guerra.
Também participaram da visita o vereador Elias Chediek, secretários municipais, oficiais do Exército Brasileiro, autoridades e convidados.