Combate à dengue: Vigilância em Saúde reforça alerta sobre criadouros nas residências

População precisa redobrar atenção para conter aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti; 80% dos criadouros estão dentro das casas

Fotógrafo: Leila Penteado
17/02/2022 - 00h16

Saúde

A Vigilância em Saúde de Araraquara (vinculada à Secretaria Municipal de Saúde) reforça a necessidade de a população vistoriar constantemente os quintais, calhas e ralos das residências, entre outros locais que acumulam água parada das chuvas. 

Continuam altos na cidade os índices de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, nas residências. 

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, os criadouros são encontrados principalmente nas residências habitadas, o que reforça o alerta para a verificação dos locais que acumulam água, principalmente recipientes descartáveis. Ele reforça o número de que 80% dos criadouros encontrados pelas equipes estão dentro das próprias casas.  

“Os moradores devem dispor de dez ou 15 minutos por semana para vistoriar o imóvel em que habitam, observando e descartando estes objetos”, reitera Rodrigo. 

Também é importante a manutenção de calhas, lajes, piscinas e caixas d’água e, se possível, a instalação de barreiras mecânicas - telas em janelas, portas e ralos -, para evitar os criadouros do Aedes, além do uso de repelentes. 

Também é importante que as pessoas recebam os agentes de endemias, que se apresentam devidamente uniformizados e identificados com crachás da Secretaria Municipal de Saúde e atuam nas ações de bloqueio pelos bairros em que são confirmados os casos de dengue. Este ano, a Vigilância registrou 135 casos da doença na cidade.