Comcriar organiza seminário municipal em Araraquara

07/10/2011 - 02h22

O Comcriar - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Prefeitura de Araraquara, realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, seminário municipal com o tema Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, no anfiteatro da Unip, a partir das 8h30.O seminário visa estabelecer diretrizes para os próximos dez anos na implantação de Políticas de Proteção Integral em Araraquara, considerando a Rede de Atendimento da cidade, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com a vice-presidente do Comcriar, Gisela Gomides, o seminário tem como objetivo o direcionamento das ações da Política de Proteção Integral com toda a Rede de Atendimento.Antecedendo a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, prevista para a primeira quinzena de Novembro, o seminário norteará as bases do Plano e subsidiará os cinco eixos temáticos da Conferência.
“Por ter características muito amplas, a elaboração do Plano Decenal exigirá o envolvimento de todos os técnicos de diferentes áreas de atuação, pois sua base compreende ações de saúde, educação, assistência social, saneamento, habitação entre outros”, explica Gisela.      O evento contará com a coordenação dos consultores internacionais na área da Criança e do Adolescente, Edson Sêda e Ed Sêda Pereira de Moraes. “A presença desses profissionais agrega muito ao seminário pelo olhar diferenciado que dispensam às questões dos direitos humanos das crianças e adolescentes”, ressalta a vice-presidente do Comcriar.
O encontro tem como público alvo os servidores públicos nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, além de defensores públicos, conselheiros tutelares, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, Segurança Pública e Terceiro Setor.Nos dois dias do seminário, a programação terá início às 8h30 e encerramento às 17h30. Ao final do encontro haverá entrega de certificados.

Adolescentes
Na próxima segunda-feira (10), às 14h, na sede das Medidas Socioeducativas, o Comcriar realiza a Conferência Livre, com 80 adolescentes atendidos em vários programas do município.A ação tem como finalidade o desenvolvimento da interlocução com os adolescentes na promoção e defesa de seus Direitos estabelecidos no ECA por meio do Protagonismo.   “Esse entrosamento com adolescentes de diferentes programas como o Pró Jovem, Ação Jovem, Reciclando Vidas, Medidas Educativas, Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros, vai possibilitar, por meio de dinâmicas de grupos, que os jovens revelem sua concepção de direitos e evidenciem de que forma eles estão sendo efetivados nas ações do dia a dia”, comenta Gisela.O grupo seguirá para a Conferência Municipal com objetivo de subsidiar os técnicos nas discussões para implantação dos serviços de proteção integral.