Secretário da Educação de Araraquara participa do GT das Capitais e Grandes Cidades em Brasília

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/10/2011 - 02h24

O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), acompanhado da coordenadora de assuntos administrativos Arary Ferreira, está em Brasília/DF discutindo os avanços e desafios da educação básica no Brasil e o Plano Nacional da Educação 2011/2020 no 12ª Grupo de Trabalho (GT) das Capitais e Grandes Cidades, organizado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria da Educação Básica (MEC/SEB).
O encontro reuniu dirigentes das 26 capitais, do Distrito Federal e de 127 cidades de todos os Estados do Brasil com mais de 170 mil habitantes. O tema deste ano é “A Escola como lócus privilegiado da aprendizagem e da inclusão”. Segundo Nino, além de trocar experiências e possibilitar a discussão de problemas comuns às redes de educação de todo o País, o GT apresenta o Plano de Desenvolvimento da Educação e indica metas e ações para o sucesso da implantação em cada Município.
“O GT é extremamente enriquecedor para aprimorar o nosso plano de trabalho e captar informações e orientações que ajudem a melhorar o ensino público da cidade”, afirmou o secretário.Até a próxima sexta-feira (7) serão debatidos os seguintes assuntos: Plano Nacional de Educação (2011-2020); Educação Básica no Brasil: avanços e desafios; Educação Inclusiva; Ideb e Prova Brasil, e o tema mais esperado da semana, o Plano de Ações Articuladas (PAR), com orientações para o Replanejamento 2011.
“Traremos todas as informações necessárias para que o corpo técnico da Educação nos ajude a elaborar o PAR da melhor maneira possível, indicando as direções que devemos seguir nos próximos anos, sem deixar de lado a qualidade da nossa educação municipal, característica exigida pelo prefeito Marcelo Barbieri para Araraquara”, acrescentou Nino.
O GT das Capitais e Grandes Cidades é realizado desde 2007 e reúne gestores de educação de municípios com mais de 170 mil habitantes de todos os estados brasileiros.

Visita
O secretário da Educação, a pedido do prefeito Marcelo Barbieri, convidou Marie-Pierre Poirier, representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil para uma visita à cidade ainda neste ano. O objetivo, segundo Nino, é trazer projetos da entidade para serem desenvolvidos em Araraquara, em parceria com a Prefeitura.
Marie-Pierre participou da abertura do GT apresentando o trabalho de pesquisa “Educação em Territórios de Alta Vulnerabilidade Social na Metrópole”, desenvolvidos pela Fundação Tide Setubal, Cenpec, Itaú Social e Unicef.
De nacionalidade francesa, Marie-Pierre Poirier começou sua carreira no UNICEF em 1984 como Assistente de Programas na sede da organização, em Nova Iorque. Em 1986 foi nomeada Assistente do Diretor da Divisão de Programas e ficou até 1989, quando foi transferida para o Escritório de Genebra como Chefe da Seção de ONGs e Direitos da Criança.  No início de 1995, tornou-se Coordenadora de Programa Sênior em Islamabad, Paquistão. No ano de 1998 foi nomeada Representante do UNICEF na Namíbia.
De 2000 a 2004, a Marie-Pierre exerceu as funções de Representante do UNICEF em Moçambique e desde 18 de outubro de 2004 assumiu a representação da entidade no Brasil.Para Nino, a expectativa da vinda da francesa à cidade é positiva. “Queremos também que ela conheça os projetos que temos em andamento em Araraquara e nos ajude a enriquecê-los com a experiência que adquiriu em programas preocupados com o desenvolvimento da criança”, finalizou o secretário.