Juliana Damus conhece serviço de abrigo de animais de São Carlos

Vereadora pretende que a cidade de Araraquara tenha serviço semelhante

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/10/2011 - 02h30

A vereadora Juliana Damus (PP) visitou o serviço municipal de abrigo de animais da cidade de São Carlos. A parlamentar esteve acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente de Araraquara, Genê Catanozzi, e de Betty Peixoto, responsável pelo grupo de voluntários que formam S.O.S. Melhor Amigo, que cuida de animais em situação de abandono e sofrimento, para depois encaminhá-los para doação. A intenção foi de conhecer o abrigo municipal de animais e trocar experiências entre os programas e serviços aplicados nos dois municípios.
Modelo na região, o serviço de abrigo de São Carlos tem um ambulatório veterinário, que além de cuidar dos animais atendidos pelo serviço, ainda é aberto para prestar atendimento gratuito para toda a cidade, por meio de agendamento. No local estão abrigados neste momento cerca de 200 cães, 100 gatos, além de cavalos e ovelhas. Os cavalos encontrados nas ruas são devolvidos aos donos depois do pagamento de multa. Já os que sofrem maus tratos, não são mais devolvidos. Um programa de fiel depositário permite que os cavalos sejam levados para propriedades rurais, desde que não mais sejam utilizados para trabalho, já que todos eles têm seqüelas dos ferimentos, e alguns ainda são animais assustados, comportamento adquirido pela forma violenta como foram tratados.
Já o ambulatório veterinário atendeu duas mil consultas gratuitas no ano passado. Os casos que aparecem são de animais domésticos de famílias que não tem condições de pagar outro tipo de tratamento. O Diretor de Defesa e Controle Animal da Prefeitura de São Carlos, Jilverson Rodrigo Moraes, relatou à Juliana, que não há problemas com os veterinários que trabalham na cidade. “Na verdade eles ainda são parceiros da Prefeitura, e alguns ainda colaboram no serviço”, disse.
Quanto aos gatos, o serviço municipal da cidade vive uma inversão da lógica da maioria das cidades. Há fila de espera aguardando a doação dos filhotes e animais adultos acolhidos. O serviço municipal ainda atua no recolhimento de animais soltos pelas ruas, na sua maioria cães.
Antes de o animal ser recolhido, os funcionários conversam com os moradores na tentativa de localizar o proprietário para devolver o animal, que na maioria das vezes não é sequer levado para o abrigo. No mês de setembro, o abrigo resgatou 34 animais na cidade, e conseguiu doar 29 deles.
Outro programa que apresenta excelentes resultados em São Carlos é o programa de adoção, por meio do site da Prefeitura na Internet. Os animais disponibilizados têm suas fotos colocadas na página, e os interessados podem se cadastrar para adotar o animal escolhido, sem precisar ir até ao abrigo, localizado na Estrada Municipal do Matadouro.
Juliana, o secretário Genê Catanozi e a voluntária Betty foram também recebidos pelo secretário municipal de Serviços Públicos de São Carlos, Nivaldo Sigoli, pasta responsável pelos programas de defesa e controle animal na cidade. Eles trocaram informações sobre o recolhimento de animais nas ruas, os programas de posse responsável, microchip nos animais, os programas de castração, recomposição de matas, programas de plantios de árvores nas calçadas e outro locais, e outras políticas públicas para os animais e o meio ambiente.
Juliana discutirá algumas propostas que possam ser adaptadas às necessidades de Araraquara, com o secretário Genê Catanozzi e com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). “há experiências exitosas que podem nos orientar e ajudar a melhorar os programas que já existem no município, bem como há este serviço de abrigo de animais, que pode ser estudado e executado em Araraquara”, relatou a vereadora.