Fórum debate perspectivas de empregos na região

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/10/2011 - 02h33

Durante a abertura do Fórum Regional do Trabalho, Emprego e Renda da Região de Araraquara, organizado pela Secretaria Estadual do Emprego e Renda (Sert), realizada na manhã dessa quinta-feira (6), no Sest Senat, o prefeito Marcelo Barbieri destacou a importância da qualificação para atender à demanda do mercado de trabalho.
“Nossa região, que é uma das principais do Estado mais rico da Federação, está crescendo economicamente e precisamos investir na qualificação profissional. No primeiro semestre foram gerados em Araraquara mais de 12 mil empregos. Existem vagas, mas é preciso ter qualificação para ocupá-las”, enfatizou o prefeito.
Marcelo mencionou que a Prefeitura mantém há três anos, em parceria com o Senai,  o programa Canteiro Escola, voltado para a construção civil, que já qualificou mais de 2,9 mil trabalhadores em cursos de pedreiro assentador, eletricista, instalador hidráulico e pintor predial. Outro programa citado foi o Espaço Kaparaó, na Vila Yamada, que mantém cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, informática, estética, serviços, entre outros.
O prefeito alertou que o curso de motofrete oferece 300 vagas aos mototaxistas interessados e as inscrições podem ser feitas no Ceat, na Rua Voluntários da Pátria, 2310.
Durante o evento, o prefeito entregou ao diretor da Sert, Roberto Fukumaru, que estava representando o Secretário de Estado Davi Zaia, um ofício solicitando a realização de cursos de capacitação para os taxistas. “O taxista é o primeiro a receber o empresário, o profissional e o turista. Teremos a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 e pretendemos sair na frente na disputa por uma subsede em nossa região”, concluiu o prefeito.
Roberto Fukumaru, diretor de Políticas do Emprego e Renda da Sert, lembrou que o prefeito já havia sugerido, em uma reunião com o Secretário Davi Zaia, em São Paulo, a realização da capacitação para taxistas. “O secretário gostou da ideia e já estamos trabalhando em cima dessa proposta”, salientou.
Ele ainda afirmou que a Região Central do Estado tem enorme potencial e a Sert tem obrigação de avançar nas Políticas Públicas de capacitação dos gestores e coordenadores de projetos. “A conquista do emprego dignifica o cidadão e fortalece a democracia”, resumiu Fukumaru.
A troca de experiências entre representantes de várias cidades participantes do Fórum foi um dos fatores positivos citados pelo vereador Elias Chediek, que representou a Câmara Municipal. No mesmo tom se manifestou o diretor regional da Sert, engenheiro civil Benedito dos Santos, ao saudar todos os participantes do fórum. “Vamos trabalhar em conjunto para nossa região ter capacitação em projetos e atrair mais investidores”.
A gestora de projeto e técnica do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), Cristina Simoneti, disse que o trabalho compartilhado com as cidades da região certamente trará subsídios para elaboração de projetos voltados para o emprego e geração de renda.
Participaram também do Fórum Regional, o prefeito de Nova Europa, Walter Figueiredo; o vice prefeito de Américo Brasiliense, Tércio Della Rovere; o vice prefeito de Itápolis, José Luiz Kavaqui; o coordenador do Centro de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara, Marcos Bispo; o assessor parlamentar Aparecido João, representando o deputado Dimas Ramalho, entre outras autoridades.