Escola Municipal de Dança abre inscrições no próximo dia 21

Podem se inscrever alunos matriculados nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental para acesso ao 1º ano da EMD; ainda: alunos do 4º ano podem se inscrever para as vagas remanescentes do 2º ano

Fotógrafo: Leila Penteado
08/03/2022 - 20h12

Cultura

Atenção, alunos da rede pública e particular de Araraquara: as inscrições para a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) terão início ainda neste mês de março, no período de 21 a 25 de março. Programe-se para não perder esta oportunidade oferecida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

As vagas são destinadas a alunos matriculados nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental para acesso ao 1º ano da EMD; também, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental podem realizar inscrições para as vagas remanescentes do 2º ano da EMD.

Para a inscrição é necessário portar cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento ou RG da criança, comprovante de endereço atualizado e do RG dos pais ou responsáveis, além de uma foto 3x4 recente e da declaração de matrícula no Ensino Fundamental (constando ano, horário escolar e número do RA).

As inscrições devem ser realizadas no horário das 8 às 17h00, na própria EMD, localizada na Avenida Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier. O telefone é o 3301-1929.

De acordo com Vanessa Cristina Caiano de Santana, diretora da EMD, o início das aulas está previsto para o dia 2 de abril. Vale destacar que o projeto público cultural EMD se deu no ano de 2001, na primeira gestão do prefeito Edinho, e foi em 2002 que ocorreu a sua inauguração.

A diretora lembra que autonomia, responsabilidade, liberdade, cooperação, criatividade e afetividade, convivência em grupo e o estímulo para a produção artística fazem da escola um projeto importante dentro das políticas públicas da atual administração.

Além do ensino diferenciado da dança, o aprendizado de valores, na construção de uma criança-cidadã, é a principal marca dos que passam pela EMD, já que a escola busca mais que formar artistas: formar cidadãos.

A EMD visa propiciar ao aluno que desenvolva ao longo dos seis anos de formação a compreensão do mundo e fruição das diferentes linguagens artísticas; espera-se também que desenvolva e exercite sua capacidade reflexiva, buscando a articulação das linguagens artísticas com o meio social em que vive.

As oficinas oferecidas são: Dança Contemporânea, Balé, Capoeira, Teatro, Sapateado, Música, Danças Urbanas, Orientação de Estudos e Pesquisa, Audiovisual e Artes Visuais. "A equipe da EMD está aperfeiçoando seu currículo no sentido de oferecer a seus alunos, além das linguagens artísticas que compõem o repertório da escola, novas linguagens que refletem o panorama de formação contemporânea e as manifestações da cultura popular, tão viva em nossos corpos", finalizou Vanessa.

 

SERVIÇO:

Inscrições para Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD)

Período de inscrição: de 21 a 25 de março

Local: Avenida Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier

Horário de atendimento: das 8 às 17h00

Telefone: (16) 3301-1929

 

Documentação necessária: cópias da certidão nascimento ou RG da criança, do comprovante de endereço atualizado e do RG dos pais ou responsáveis, além de uma foto 3x4 recente e da declaração de matrícula no Ensino Fundamental (constando ano, horário escolar e número do RA)