Sesc recebe espetáculo de abertura da 1ª Semana do Circo de Araraquara

Ilhado, montagem da Cia. LaMala, será exibida no sábado (26), às 16 horas, com entrada franca para todos os públicos

Fotógrafo: Leila Penteado
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Araraquara 24/03/2022 - 20h58

Cultura

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Secretaria de Cultura e a Fundart, em parceria com o Sesc Araraquara, promovem a 1ª edição da Semana do Circo “Almoçando Piolin”, no período de 26 de março a 02 de abril.

A abertura do evento será no Sesc Araraquara, no sábado (26/3), com o espetáculo Ilhado, da Cia. LaMala. A apresentação será às 16 horas, aberta a todos os públicos. Não haverá distribuição de ingressos e para participar é só chegar.

Em um mundo solitário, perambulando pela rua, numa delicada região entre a realidade e o delírio, a vida e a arte, está Ilhado. Cheio de fantasias e muito criativo, este homem dá novos significados aos objetos que encontra em seu caminhar. Seus melhores amigos são imaginários, exceto sua cachorra Sacola, com quem divide os dias, os medos, a comida e a vida na cidade grande. Ilhado é um espetáculo para toda a família, que retrata um dia na vida de um morador de rua, trazendo a reflexão sobre essa realidade. Em cena, os atos intuitivos revelam habilidades diversas e técnicas como equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia.

Este é o primeiro espetáculo solo da Cia LaMala, no qual o ator Carlos Cosmai busca aliar às técnicas circenses, sua engenhosidade, sua introspecção, experiências criativas à suas habilidades para execução de objetos e equipamentos como o caso de um robô pneumático, criado e manipulado por ele no espetáculo Fábrica de Brinquedos, bem como todo o cenário e boa parte dos objetos cênicos dos espetáculos da Cia LaMala.

 

Sobre a Cia. - Composta pelos artistas Carlos Cosmai e Marina Bombachini, a LaMala destaca-se no cenário cultural brasileiro por sua pesquisa da técnica circense de mão a mão, combinada também com outras expressões artísticas. A Cia. foi formada em 2005, em um encontro da dupla no Núcleo de Montagem Circense da Escola Livre de Teatro de Santo André e seguem escrevendo uma dramaturgia a partir da gestualidade e das expressões do corpo.

Em 2017, Carlos foi indicado ao Prêmio São Paulo de melhor ator por sua atuação em Ilhado, e além desta montagem reúnem no repertório outros 4 espetáculos: "Se Romeu e Julieta...”(2011) com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Domingos Montagner e Fernando Sampaio, da Cia LaMínima; -“Fábrica de Brinquedos” (2012) dirigido por Marcelo Lujan; - “Playground”, (2014) dirigido Lu Lopes. -“ÍNTIMO” (2016) dirigido por Bruno Rudolf.

Informações para acesso ao espetáculo: pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única; e crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante UMA dose (conforme calendário do município). O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. O uso da máscara é recomendado durante a permanência na Unidade.

“Almoçando Piolin” tem como propósito o resgate da história do circo e sua relevância nacional, a partir da contextualização da importância do circo para a Semana de Arte Moderna. O coordenador executivo de Cultura, Carlos Henrique Fonseca, conta que o grande Abelardo Pinto (1897-1973) - o conhecido Palhaço Piolin - participou e foi homenageado na Semana de 22, por simbolizar a brasilidade desejada pelos artistas modernistas. “Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti são alguns dos que o chamavam ‘Rei dos Palhaços’ ”.

 

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2022/marco/23/1a-semana-do-circo-201calmocando-piolin201d-comeca-neste-sabado-26

 

SERVIÇO

Espetáculo “Ilhado”

Dia: sábado, 26/3

Hora: 16h

Local: Convivência

Com Cia. LaMala

Grátis

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart

Parceria: Sesc Araraquara