Coordenadoria anuncia mudanças no trânsito após construção de supermercado

Vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu informações sobre projeto de adequação das vias com chegada de novo supermercado na Vila José Bonifácio

12/04/2022 - 20h44

Cidade

A vereadora Fabi Virgílio protocolou o Requerimento n° 214/2022 no qual pediu informações a respeito do projeto de aprovação do empreendimento comercial em construção na Rua Dona Corina David, na Vila José Bonifácio. 

A parlamentar afirmou que, em visita ao local onde estão ocorrendo as obras, constatou algumas possíveis irregularidades que podem ocorrer com a inauguração do empreendimento, principalmente em relação aos efeitos do empreendimento no tráfego da região. 

“Os efeitos a que me reporto decorrem da possível inadequação da estrutura viária atualmente existente para o recebimento de um empreendimento de grande porte e impacto que afetará diretamente a mobilidade urbana da área”, ressaltou Fabi. 

A vereadora salientou que o Rodoanel Norte-Oeste e as ruas Napoleão Selmi Dei e Henrique Lupo são algumas das vias mais importantes do município dadas à função que desempenham como vias rápidas de coleta e distribuição do trânsito e fundamentais para a estrutura viária do município. 

“O novo empreendimento está justamente localizado no entroncamento destas três vias, o que tem causado bastante preocupação aos moradores. Além disso, entendemos que é necessária a atuação preventiva da Prefeitura, exigindo dos empreendedores a adequação da estrutura viária prevista em lei com a função de evitar problemas aos munícipes e gastos futuros desnecessários aos cofres públicos”, afirmou a parlamentar. 

Fabi pediu à Prefeitura documentos contendo informações referentes às obras do novo empreendimento, um estudo das medidas mitigadoras dos impactos negativos, bem como daquelas intensificadoras dos impactos positivos, entre outras informações. 

Em resposta à vereadora, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana disponibilizou toda a documentação referente às obras do novo empreendimento em construção, bem como todo o estudo e mudanças necessárias para manter as vias em condições de tráfego. 

Entre as mudanças citadas no documento está a abertura da continuidade da Rua José Antônio Jardim de Freitas, ligando a Rua Henrique Lupo ao Rodoanel Norte Oeste, conforme projeto desenvolvido pela empresa Tranzum para a duplicação da Marginal das Cruzes, cujo inverso é para um período de 10 a 15 anos. 

O projeto prevê também a mudança de mão de direção para mão única, na Rua Henrique Lupo entre a Rotatória da Captação de Aguas e a Rua José Antônio Jardim de Freitas, no sentido bairro-centro, diminuindo o número de aproximações da rotatória da captação de aguas, o que melhora sensivelmente o nível de serviço. 

A partir da implantação do empreendimento, será imprescindível o correto tratamento da sinalização viária de regulamentação e horizontal. Assim, é indicado que a sinalização do local seja remodelada e modernizada. 

Ainda segundo a Coordenadoria, a empresa deverá ainda apresentar projetos complementares de abertura da via (geométrico, terraplanagem, drenagem, pavimentação, iluminação pública e sinalização de trânsito) e aprová-los na Secretaria de Obras, no prazo de 45 dias após a emissão do Alvará de Construção do empreendimento.